Um Violino no Lumiar

PENTAX Image

Freguesia do Lumiar                                                            (Foto: Sérgio Dias)

Completos que estão 10 anos sobre a morte de José Travassos, um dos famosos Cinco Violinos, recordamos a rua do Lumiar que Lisboa dedica à memória deste futebolista.

O topónimo foi atribuído pelo Edital de 10 de Abril de 2007, na Rua A situada entre a Rua Francisco Stromp e a Rua Alfredo Trindade (outros dois sportinguistas) e, através do mesmo Edital foram dados mais dois nomes de figuras leoninas: o do guarda-redes Vítor Damas e o do médico Prof. Armando Santos Ferreira, que era o sócio nº 337, membro do Grupo Stromp e do Grupo dos Cinquentenários do Sporting Clube de Portugal e ainda, membro do Conselho Médico e organizador do Departamento Médico do Clube.

José António Barreto Travassos (Lisboa/22.02. 1926 – 12.02.2002/Lisboa) nasceu em casa, na Quinta do Lumiar, curiosamente no mesmo local onde se situava a Bancada Nova do antigo Estádio de Alvalade e ficou conhecido como Zé da Europa por ter sido o 1º jogador português a ser convocado pela FIFA para a Seleção da Europa, no ano de 1955, derrotando a Grã-Bretanha, onde envergou a camisola com o nº 10. Foi 35 vezes internacional com a Seleção Nacional.

Travassos penteava-se impecavelmente com brilhantina e até 7 de Setembro de 1958, dia em que se despediu do futebol e se passou a dedicar à caça, vestiu a camisola do Grupo Desportivo da CUF e, sobretudo, do Sporting Clube de Portugal (nos Campeonatos de 1946/47 a 1953/54) e era o interior-direito dos Cinco Violinos, com Albano, Jesus Correia, Peyroteo e Vasques. Disputou com destreza e fair-play duas Taças de Portugal (1947/48 e 1953/54) e, 249 jogos no Campeonato e, um total de 457 pelo Sporting, com 172 golos marcados, entre os quais se conta o famoso golo que marcou no seu 1º jogo contra o Futebol Clube do Porto, um remate de moinho que ficou imortalizado no filme O Leão da Estrela.

Freguesia do Lumiar (Planta: Sérgio Dias)

Freguesia do Lumiar
(Planta: Sérgio Dias)

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s