Irene Lisboa numa Rua de Benfica

PENTAX Image

Placa Tipo II

A Rua Irene Lisboa nasceu na Rua 13 do Bairro de Santa Cruz de Benfica após a Junta de Freguesia de Benfica ter solicitado à Câmara Municipal nomes para os arruamentos desse Bairro, o que foi concretizado pelo Edital de 10 de Abril de 1969.

Nos outros 16 topónimos do Bairro de Santa Cruz, dados pelo mesmo Edital, foram também incluídos mais 7 jornalistas e escritores: Alfredo Pimenta, Artur Portela, Dr. Cunha Seixas, Eduardo Schwalbach, Helena de Aragão, Jaime Brasil e Moreira de Almeida.

Irene do Céu Vieira Lisboa (Arruda dos Vinhos/25.12.1892 – 25.11.1958/Lisboa) que este mês completaria o seu 120º aniversário, foi uma professora com uma especialização em Ciências da Educação concluída na Bélgica – que originou muitos trabalhos científicos na área da Pedagogia-, que se dedicou à educação infantil até em 1932 receber o cargo de Inspetora Orientadora para o ensino primário e infantil, onde o seu desempenho reformulando as funções deste órgão lhe granjeou o afastamento do cargo, primeiro para funções burocráticas no Instituto de Alta Cultura e depois, em 1940, definitivamente afastada do Ministério da Educação e de todos os cargos oficiais, por ter recusado um lugar em Braga.

Como já se havia estreado na escrita em 1926, com «13 Contarelos», Irene Lisboa dedicou-se por completo às publicações pedagógicas e à produção literária, abrangendo poesia, conto, novela, crónica – com muitas sobre o quotidiano lisboeta – e literatura infantil. Apesar de elogiada por alguns dos seus pares como José Gomes Ferreira, José Rodrigues Miguéis e João Gaspar Simões não foi acarinhada pelo público. A autora de «Solidão» (1939), «Uma Mão Cheia de Nada e Outra de Coisa Nenhuma» (1955), «Voltar Atrás Para Quê» (1956), «Queres Ouvir? Eu Conto» (1958) e «Solidão II» (1966) entre outros títulos, usou também os pseudónimos de João Falco, Manuel Soares e Maria Moira.

Irene Lisboa colaborou ainda com jornais e revistas da época, dos quais se destacam Seara Nova, Presença e O Diabo.

Anúncios

2 thoughts on “Irene Lisboa numa Rua de Benfica

  1. Pingback: A Rua Maestro Raúl Ferrão da popular tendinha | Toponímia de Lisboa

  2. Pingback: Professores na Toponímia de Lisboa | Toponímia de Lisboa

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s