O glorioso Caminho da Feiteira

PENTAX Image

Freguesia de Benfica                                                                              (Foto: José Carlos Batista)

O Caminho da Feiteira é hoje um pequeno troço de via que subsiste entre os nºs 59 e 65 da Rua da Venezuela, em Benfica, mas cuja origem remonta ao séc. XVIII, já que de acordo com o Padre Álvaro Proença (Benfica através dos tempos) foi nessa época que Benfica apresentou novos lugares como Feiteira, Adeão de Baixo, Adeão de Cima, Alfarrobeira, Bom Nome, Borel, Buraca, Calhau, Correia, Estrada da Luz, Mira, Pedralvas, Penedo, Porcalhota, Presa, Salgado e Venda Nova, muito em resultado de, sobretudo a partir de 1730, se registar um crescente afluxo populacional na zona em resultado da necessidade de mão-de-obra para a construção do Aqueduto das Águas Livres (1731 -1748).

Este Caminho recolheu o seu nome do sítio onde nasceu e foi como memória rural que se perpetuou na cidade de Lisboa. Referências escritas a este arruamento só no final do século XIX as encontramos, nomeadamente, num projeto de alargamento da Estrada de Benfica (da responsabilidade de Francisco Heitor de Macedo, Pedro Joyce e Alberto Pedro da Silva), datado de 31 de Janeiro de 1891, no qual se menciona o Caminho para a Quinta da Feiteira.

A título de curiosidade, refira-se que o primeiro campo desportivo do Sport Lisboa e Benfica (SLB) nasceu a 14 de Julho de 1907 nos terrenos da Quinta da Feiteira, com uma frente de 120 metros e uma largura de 79 metros, ao preço de 20 mil réis por semestre. O embrião do clube encarnado foi fundado em 26 de Julho de 1906, como Grupo Sport de Benfica e, em Março de 1908 mudou o nome para Sport Clube de Benfica e durante 3 épocas (de 1908/09 a 1910/11) grandes jogos de futebol foram disputados na Quinta da Feiteira.

Anúncios

One thought on “O glorioso Caminho da Feiteira

  1. Pingback: Lisboa do caminho, do casal, do sítio, do terreiro e do outeiro | Toponímia de Lisboa

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s