O pugilista que nasceu no Natal

PENTAX Image

 Placa Tipo II – Freguesia de Alvalade                      (Foto: José Carlos Batista)

Há 110 anos, no Dia de Natal, nasceu José Santa “Camarão” e, desde o edital de 14.07.2004 que o nome deste pugilista está inscrito no Impasse A à Rua das Murtas como Rua José Santa Camarão.

José Soares Santa (Ovar/25.12.1902 – 05.04.1968/Ovar) e Camarão por alcunha de família, ficou célebre no imaginário lisboeta como um grande pugilista e, no Coliseu dos Recreios lutou pela primeira vez em público. Veio para Lisboa logo aos 11 anos, para trabalhar com o seu pai e outros familiares como estivadores de fragatas do Tejo e morou em Alfama.

Em meados dos anos 20 do século XX, Santa Camarão era campeão nacional de boxe, em  todas as categorias, título que manteve consecutivamente durante 7 anos. Este desportista de 2 metros e 2 centímetros de altura também fez carreira nos ringues da Europa, do Brasil e dos Estados Unidos, somando quase uma centena de combates, levando em especial ao rubro os inúmeros admiradores da comunidade luso-americana. Em 1929, no Campo Pequeno, defrontou o campeão europeu, e no mesmo local, mas em 1934, disputou seu último combate como profissional e, durante toda a sua carreira os músicos cegos que vendiam literatura de cordel pelas ruas de Lisboa também lhe dedicaram versos com a seguinte sextilha:

José Santa Camarão

No mundo foi campeão

Por ter uns pés delicados.

Também a Ilda Fernandes

Por ter umas mamas grandes

Foi rainha dos mercados

Santa Camarão também entrou no mundo do cinema ao integrar o elenco da primeira película onde a língua portuguesa foi falada, o  Liebe im Rin (Amor no Ringue), realizado por Reinhold Schuntzel,  e no qual o desportista desempenhava o papel de manager. Refira-se também que escritores como Álvaro Guerra, Romeu Correia ou Hélder Pacheco falaram dele e, até Beatriz Costa não o esqueceu no seu Sem Papas na Língua, tendo até o próprio escrito a sua autobiografia intitulada A Vida de José Santa Contada Por Ele Mesmo.

Freguesia de Alvalade

Freguesia de Alvalade

 

Anúncios