O fundador da neurocirurgia portuguesa na Nova Urbanização do Bairro Padre Cruz

Prof almeida lima - rua 1

Freguesia de Carnide

O Prof. Almeida Lima que hoje completaria 110 anos, foi o fundador da neurocirurgia em Portugal já que como colaborador mais próximo de Egas Moniz- o qual nunca realizou qualquer procedimento cirúrgico- se tornou o executor das ideias do Nobel da Medicina, como a angiografia e a leucotomia.

O seu nome foi incluído na toponímia de Lisboa a partir de uma sugestão do Prof. João Lobo Antunes, que se concretizou com a deliberação camarária e o Edital de 19-02-1992 na Rua F da Nova Urbanização do Bairro Padre Cruz. Pelo mesmo edital, mais 3 professores catedráticos foram atribuídos na zona, a saber, na Rua A o filólogo Lindley Cintra, na Rua C o historiador de arte Pais da Silva e, na Rua D o catedrático de Medicina Legal Arsénio Nunes.

Pedro Manuel Urbano de Almeida Lima (Lisboa/16.01.1903 – 04.12.1985) foi um neurocirurgião que dirigiu o serviço de Neurologia e no seu mandato transitou do velho Hospital de Santa Marta para o de Santa Maria (a partir de 1940). Também a ele se deve a criação do Centro de Estudos Egas Moniz (a partir de 1966) e, do Instituto de Oftalmologia Doutor Gama Pinto (a partir de 1969). Foi ainda o fundador da Sociedade Portuguesa de Neurologia e Psiquiatria, presidente da Academia das Ciências, Secretário da Faculdade de Medicina de Lisboa (1955) e Bibliotecário da mesma Faculdade (1955/58).

Como docente da Faculdade de Medicina de Lisboa com inúmeros trabalhos publicados são de destacar como principais «Contribuição para o estudo da circulação dos tumores intracranianos» (1938), «Tumores medulares» (1943), «Cerebral angiography» (1950), «Tratamento cirúrgico dos estados parkinsónicos» (1959), «Aspectos angiográficos dos chamados espasmos das artérias cerebrais» (1962) e «O sistema dos motoneurones gama» (1963).

Anúncios

3 thoughts on “O fundador da neurocirurgia portuguesa na Nova Urbanização do Bairro Padre Cruz

  1. Pingback: Prof. Lindley Cintra numa rua de Carnide | Toponímia de Lisboa

  2. Pingback: Professores na Toponímia de Lisboa | Toponímia de Lisboa

  3. Pingback: A Rua da Academia das Ciências | Toponímia de Lisboa

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s