Miguel Nogueira Júnior um dos 12 arquitectos do Edital de 10 de agosto de 1978

rua miguel nogueira junior - placa

Placa Tipo IV

A Rua Miguel Nogueira Júnior é uma das 12 artérias da antiga Zona N 2 de Chelas com nomes de arquitectos. Todos estes topónimos foram atribuídos pelo Edital municipal de 10 de agosto de 1978, na freguesia de Marvila, a partir de uma proposta do Arqº Francisco Silva Dias, que era então membro da Comissão Municipal de Toponímia de Lisboa, presidida pelo vereador Dr. António da Silva Oliveira e, sendo também vogais o Prof. Dr. José-Augusto França e o Dr. Fernando Castelo Branco e, que juntou a Miguel Nogueira Júnior os nomes dos arquitectos Adães Bermudes, Adelino Nunes, Álvaro Machado, Cassiano Branco, Domingos Parente, José Luís Monteiro, Keil do Amaral, Luís Cristino da Silva, Norte Júnior, Pardal Monteiro e Pedro José Pezerat.

Miguel Nogueira Júnior (Caminha, freg. Seixas/30.01.1883-25.11.1953/ Caminha, freg. Seixas) foi um arquiteto formado pela Escola de Belas Artes de Lisboa e, discípulo de Ventura Terra com quem colaborou nas obras de remodelação do Palácio de São Bento.

Em Lisboa ganhou dois prémios Valmor, respectivamente, em 1913 e 1916, com o nº 23 da Avenida República e, com o edifício do nº 2 a 6 da Avenida Luís Bívar, para além de ser também projecto seu o prédio com o nº 12 da Rua das Picoas (1912), o antigo Banco de Fomento Nacional na Rua da Conceição 134/136 (1919) e o edifício da Casa dos Açores na Rua dos Navegantes nº 21 (1921).

Fora da capital, foi o arquitecto responsável, entre outros projectos, pela conclusão da Igreja de Santa Luzia em Viana do Castelo (em 1943 e continuando o traçado de Ventura Terra), pelo Grande Hotel e Casino em Chaves e, a “ Casa das Nogueiras “ no lugar de S. Sebastião da sua terra natal.

A partir de 1925 trocou a arquitectura pelo ensino, em Viana do Castelo, tendo conseguido a elevação da Escola de Artes e Ofícios de Nun’Alvares a Escola Industrial e Comercial de Viana do Castelo e, a partir de 1944 foi nomeado director desse estabelecimento de ensino, para além de neste mesmo concelho ter integrado a Comissão de Estética da Câmara Municipal.

Advertisements