A Rua do sítio dos “Grilos” e das “Grilas”

Placa Tipo II

Placa Tipo II

A antiga Rua Direita do Grilo passou no final do séc. XIX a Rua do Grilo, guardando a memória dos frades e freiras Agostinhos Descalços que naquele sítio do Grilo tiveram conventos.

O Edital da edilidade Lisboeta de 8 de junho de 1889 procurou simplificar a toponímia alfacinha retirando a palavra “Direita” de muitas artérias e foi por ele que a Rua Direita do Grilo passou a Rua do Grilo. Devem ser arruamentos anteriores ou contemporâneos o Beco e a Calçada do Grilo, tanto mais que uma deliberação de câmara de 7 de novembro de 1889 fixou os limites para a Rua do Grilo com começo no Cunhal da Calçada dos Grilos e fim no Largo geralmente chamado do Beato.

Nas proximidades juntou-se mais tarde a Travessa do Grilo (Edital de 30/06/1921) e, a Rua Nova do Grilo (Edital de 05/12/1956) na Nova Rua, no Bairro do Grilo. Existiu também uma Rua da Bela Vista ao Grilo.

Neste arruamento existiram dois conventos de Agostinhos Descalços, um de frades e outro de freiras, tendo estes habitantes ficado conhecidos vulgarmente por “Grilos” e “Grilas”. Os frades estavam desde 1664 no edifício que depois acolheu o Recolhimento do Grilo e a Igreja paroquial de S. Bartolomeu, fundado pelo Padre Frei Manuel da Conceição, confessor de D. Luísa de Gusmão. Defronte, estavam as freiras, no Convento fundado por D. Luísa de Gusmão em 21 de Abril de 1664 e que, em Maio de 1888, após a morte da última freira «Grila» passou a ser a padaria da Manutenção Militar.

na Freguesia do Beato

na Freguesia do Beato

Anúncios

6 thoughts on “A Rua do sítio dos “Grilos” e das “Grilas”

  1. Pingback: Os Becos ou Vielas de Lisboa | Toponímia de Lisboa

  2. Pingback: As Calçadas e Calçadinhas lisboetas | Toponímia de Lisboa

  3. Pingback: O pedido de alteração do topónimo Calçada do Duque de Lafões | Toponímia de Lisboa

  4. “O edifício que depois acolheu o Recolhimento e a Igreja de S. Bartolomeu” é o Convento dos Grilos ou de Nossa Senhora da Conceição do Monte Olivete que.está classificado como Imóvel de Interesse Público desde 2002. Mais informação em http://www.monumentos.pt, IPA.00005067

    Gostar

  5. Pingback: As Ruas Direitas | Toponímia de Lisboa

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s