A Avenida do oftalmologista Gama Pinto

Placa Tipo IV

Placa Tipo IV

No 160 º aniversário do oftalmologista Gama Pinto que se completa hoje recordamos a sua Avenida na Cidade Universitária de Lisboa, topónimo aí fixado pelo Edital de 14 de Junho de 1967.

Todo o processo começou quando o Círculo dos Amigos da Índia solicitou à edilidade alfacinha, por ofício de 15 de Junho de 1953, que Gama Pinto desse nome a um arruamento de Lisboa, preferencialmente à Rua das Taipas onde o investigador viveu cerca de 40 anos. No entanto, a Comissão Municipal de Toponímia atenta ao seu princípio de não modificar topónimos já existentes, pela modificação das referências históricas da cidade e pelo prejuízo causado aos munícipes, foi de parecer «que se mantenha o nome da referida rua, e que o nome do Doutor Gama Pinto seja atribuído a um dos novos arruamentos junto ao Hospital Escolar.» Mais tarde, na sua reunião de 22 de Abril de 1954, emitiu o parecer de que «o nome do doutor António Ribeiro dos Santos denomine a Avenida A do plano de arruamentos dos terrenos da cidade universitária. Foi ainda de parecer que à Rua J seja atribuído o nome do doutor Gama Pinto, e bem assim, que o nome do grande benemérito Lopes do Rego denomine a Avenida F do referido plano» embora este processo termine com a Comissão na sua reunião de 5 de Junho de 1967 a indicar a Avenida F da Cidade Universitária, para o efeito, o que veio a ser formalizado pelo  Edital de 14 de Junho de 1967.

O homenageado é Caetano António da Gama Pinto (Goa/30.04.1853 – 26.07.1945/Lisboa), que após concluir o seu curso na Escola Médico-Cirúrgica do Porto, em 1878, foi estagiar para Paris, Alemanha e Viena de Áustria e, se tornou um conhecido médico oftalmologista e professor universitário com vasta obra publicada. O Professor Gama Pinto foi professor na Escola Médica de Nova Goa ( a  partir de 1880) e ensinou Oftalmologia na Universidade de Heidelberg ( desde 1886). Depois, fixou-se em Lisboa em 1892 onde começou o Instituto Oftalmológico que tem o seu nome.

na Freguesia Do Campo Grande – futura Freguesia de Alvalade

na Freguesia Do Campo Grande – futura Freguesia de Alvalade

Anúncios

2 thoughts on “A Avenida do oftalmologista Gama Pinto

  1. Pingback: Paul Choffat da Carta Geológica Portuguesa de 1899 numa Rua da Cidade Universitária | Toponímia de Lisboa

  2. Pingback: A Rua do 1º abolicionista português, Dr. António Ribeiro dos Santos | Toponímia de Lisboa

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s