O Largo da «Dona Maria de Lurdes» do Bairro das Furnas

Placa Tipo II

Placa Tipo II

No Dia Nacional da Segurança Social evocamos o Largo da «Dona Maria de Lurdes» do Bairro das Furnas, assistente social deste Bairro cujos moradores quiseram homenagear pela sua dedicação.

A Associação de Moradores do Bairro das Furnas solicitou à CML a atribuição do nome de Maria de Lurdes Pais Gomes e do médico José Carlos Sá da Silveira a artérias do Bairro da Furnas, o que a edilidade concretizou pelo Edital de 19/10/1998.

A «Dona Maria de Lurdes» do Bairro das Furnas, nasceu Maria de Lurdes Pais Gomes, na freguesia de S. Sebastião da Pedreira (Lisboa/25.03.1928 – 25.01.1996/Lisboa) e, começou a trabalhar como assistente social naquele Bairro no dia 12 de Fevereiro de 1948. Nos seus quase 50 anos de trabalho e dedicação aos moradores do Bairro das Furnas, criou crianças e jovens, amou e auxiliou idosos, deixando na memória de muitas gerações a admiração e o respeito pelo exemplo de uma intervenção social ímpar.

Pelo mesmo Edital foi também dada a Rua José Carlos Sá da Silveira (1930 – 1990), médico dos moradores do Bairro das Furnas, que muitas vezes não cobrava consulta e ainda pagava os medicamentos que receitava, fazendo prevalecer o contacto humano e de entre ajuda, dando justo significado à expressão «médico de família» antes de tal ser instituído no Serviço Nacional de Saúde.

na Freguesia de São Domingos de Benfica

na Freguesia de São Domingos de Benfica