A Rua das Enfermeiras da Grande Guerra

Placa Tipo II

Placa Tipo II

Por hoje ser o Dia Mundial do Enfermeiro pegamos na Rua das Enfermeiras da Grande Guerra, topónimo que imprimiu na memória de Lisboa o nome das enfermeiras que prestaram assistência durante a Primeira Grande Guerra, de 1914 a 1918, em condições que as tornaram heroínas desses tempos.

Este arruamento paralelo à Rua Heliodoro Salgado resultou de uma deliberação de câmara de 18/08/1922 e Edital de 17/10/1924, num troço da Rua nº 4 do Bairro Marinho Lamosa, compreendido entre as Ruas nºs 2 e 3.

A Câmara Municipal de Lisboa procurou nesta época homenagear todos os que se empenharam no esforço de guerra. Cronologicamente, foi primeiro perpetuada Edith Cavell, uma enfermeira da Cruz Vermelha que conforme narra o edital municipal foi uma «Victima da tirania germanica fuzilada em Bruxellas em 13 de Outubro de 1915», e a Rua Edith Cavell tornou-se oficial em Lisboa 17 dias após a sua execução. Nove anos depois, pelo edital de 17 de outubro de 1924, homenagearam-se todas as enfermeiras que prestaram serviço durante a Guerra.

na Freguesia da Penha de França

na Freguesia da Penha de França

One thought on “A Rua das Enfermeiras da Grande Guerra

  1. Pingback: A Rua do Triângulo Vermelho, associação conhecida como YMCA | Toponímia de Lisboa

Os comentários estão fechados.