Um navegador cagaréu na Encosta do Restelo

na Freguesia de Santa Maria de Belém – na futura Freguesia de Belém

na Freguesia de Santa Maria de Belém – na futura Freguesia de Belém

João Afonso de Aveiro, um navegador cagaréu do século XVI dá nome à Rua 16 do Bairro de Casas Económicas da Encosta do Restelo, desde o Edital de 15de Junho de 1960.

O Bairro das Casas Económicas da Encosta do Restelo, construído ao abrigo do Plano de Urbanização do Arqº Faria da Costa, recebeu denominações numéricas nas suas artérias pelo edital municipal de 03/12/1951. Mais tarde, pelo edital de 15/06/1960, foram essas 22 designações substituídas por topónimos relativos à Expansão Portuguesa dos séculos XV e XVI.

É neste contexto que é atribuído o nome de João Afonso de Aveiro, navegador que acompanhou Diogo de Azambuja e Bartolomeu Dias à costa da Mina em 1481, viagem em que descobriram o Zaire (em 1485). João Afonso também explorou a região de Gato (no Benim), em 1486, donde trouxe a famosa pimenta de rabo e onde também, fundou uma feitoria para resgate de pimenta e de escravos e lá acabou por falecer.

Os restantes homenageados pelo mesmo edital municipal foram os navegadores do séc. XV Afonso Gonçalves Baldaya, Afonso de Paiva, Álvaro Fernandes, Bartolomeu Perestrelo, Dinis Dias, Diogo Gomes, Gaspar Corte-Real, João de Santarém, Lopo Infante, Nicolau Coelho, Nuno Tristão e Pedro Escobar; os navegadores João da Nova, do séc. XVI e, David Melgueiro e Manuel Godinho de Herédia do séc. XVII; o Piloto-Mor João de Lisboa, o Capitão-Mor António de Abreu, o Capitão de Malaca D. João da Silva, o fundador do Castelo da Mina Diogo de Azambuja, o missionário Padre António de Andrade e ainda, o combatente de Dio Fernão Penteado.

Placa Tipo II

Placa Tipo II

Anúncios

2 thoughts on “Um navegador cagaréu na Encosta do Restelo

Os comentários estão fechados.