A Regueira das boas águas

Placa Tipo I

Placa Tipo I

Alfama das boas águas tem na sua toponímia várias memórias desse recurso hídrico  uma das quais é a Rua da Regueira.

Após a conquista de Lisboa pelo exército de D. Afonso Henriques, a população voltou a ocupar o arrabalde de Alfama, junto ao núcleo termal e à praia. Sabe-se que cerca de 1183 se tinha formado um pequeno povoado para além da regueira que passara a designar-se por Regueira do Salvador e que, de ambos os lados da Regueira existiam nascentes. O arrabalde de Alfama articulava-se entre 2 pólos ligados pela Regueira: o do núcleo termal e das fontes públicas e a norte, o do bosque de Alfungera.

Alfungera deriva provavelmente do árabe «al-fujrâ» que significa lugar por onde se escapa a água. Poderá ter derivado de uma pequena gruta que tenha existido no bosque, por onde brotaria a água que alimentava um pequeno rego de água: a regueira. Ainda hoje sob a Rua da Regueira murmura a água encanada por uma antiga conduta de pedra.

Na época dos Descobrimentos, a Rua da Regueira como as de S. Pedro, S. Miguel, da Adiça, o Largo do Salvador e as escadas da igreja de S. Miguel eram os espaços urbanos de Alfama mais vivenciados pela população local. A urbanização foi completando-se no séc. XVI com a construção sistemática de habitações ao longo das Ruas de S. Pedro, de S. Miguel, da Judiaria e da Regueira.

Nas descrições paroquiais anteriores ao terramoto o arruamento surge como «a Rigueira» ou «rua da Rigueira», nas freguesias de S. Estêvão de Alfama e do Salvador, sendo a característica rua de divisão de duas freguesias.

na freguesia de Tralala - futura freguesia de Santa Maria Maior

nas Freguesias de Santo Estevão e de São Miguel – na futura Freguesia de Santa Maria Maior

Anúncios

One thought on “A Regueira das boas águas

  1. Pingback: As Cruzes da Toponímia de Lisboa | Toponímia de Lisboa

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s