Camões duplicado em Lisboa

Praça Luís de Camões (na na Freguesia da Encarnação - futura Freguesia da Misericórdia); Foto: Paulo Guedes, Arquivo Municipal de Lisboa

Praça Luís de Camões (na Freguesia da Encarnação – futura Freguesia da Misericórdia; Foto: Paulo Guedes, Arquivo Municipal de Lisboa)

Neste dia 10 de Junho, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas evocamos o autor de Os Lusíadas, duplicado na toponímia de Lisboa não por algum erro mas por força da agregação de concelhos ao longo do tempo que fez Lisboa absorver o concelho de Belém.

A reforma administrativa de 11 de Setembro de 1852 extinguiu o chamado Termo de Lisboa e criou dois novos concelhos: Belém e Olivais. Assim, a Câmara de Belém atribuiu a Rua Luís de Camões no âmbito das comemorações do 3º Centenário da morte de Luís Vaz de Camões, por deliberação de 20 de Maio de 1880.

Quando mais tarde, a 18 de Junho de 1885, o Concelho de Belém foi extinto, o Concelho de Lisboa recebeu este território e a sua toponímia, sendo que já possuía então uma Praça de Luís de Camões, dada por Edital do Governo Civil de Lisboa de 12 de Outubro de 1860, de uma época em que a competência de nomear arruamentos ainda não pertencia às Câmaras Municipais.

A Praça de Luís de Camões nasceu no espaço formado pela demolição dos prédios e ruínas compreendidas entre o Largo das Duas Igrejas (hoje Largo do Chiado), Rua Larga de S. Roque (hoje Rua da Misericórdia) e Rua do Loreto, Travessa dos Gatos e Rua da Horta Seca, apontando o próprio Edital do Governo Civil de Lisboa as razões da atribuição:

«Existindo o projecto de se erigir n’esta cidade um monumento á memoria de Luiz de Camões, que atteste o reconhecimento da nação ao cantor immortal dos feitos gloriosos dos portuguezes; e havendo a commissão central promotora da subscripção para esta obra patriotica, em requerimento que me dirigiu, manifestado o desejo de que ao largo já destinado para n’elle se elevar o projectado monumento se dê uma denominação indicativa de tão nobre objecto; accedendo a este louvavel pensamento, e depois de ouvir a Camara Municipal de Lisboa, que com elle se conformou; (…)»

De acordo com o olisipógrafo Norberto de Araújo, este arruamento foi ganhando a sua configuração entre 1859 e 1863, com a terraplanagem, o empedrado e o erguer do monumento que foi inaugurado em 9 de Outubro de 1867. O modelo em gesso do escultor Vítor Bastos foi logo aprovado em 1860 por D. Pedro V e o lançamento da 1ª pedra ocorreu em 28 de Junho de 1862. No âmbito das comemorações do 3º Centenário da morte de Luís Vaz de Camões, a 10 de Junho de 1880, foi na Praça de Luís de Camões que desfilou o grande cortejo cívico do Centenário do poeta.

A Rua Luís de Camões foi atribuída vinte anos depois da Praça de Luís de Camões, no contexto das comemorações do 3º Centenário, na Rua do Bairro Novo do Calvário, «que parte da Rua de S. Joaquim ao Calvário (hoje Rua 1º de Maio) em frente da estação dos Caminhos de Ferro Americanos (hoje Carris), em direcção à Estrada da Tapada».

na Freguesia de Alcântara

Rua Luís de Camões – na Freguesia de Alcântara

Anúncios

5 thoughts on “Camões duplicado em Lisboa

  1. Pingback: A Rua do escravo indonésio Jau, junto à Rua Luís de Camões | Toponímia de Lisboa

  2. Pingback: Nova toponomemclatura do Parque das Nações : a esplanada, a estacada e o passeio | Toponímia de Lisboa

  3. Pingback: Rua Visconde de Juromenha na Penha de França há 80 anos | Toponímia de Lisboa

  4. Pingback: Da estrada que vai para Cata que Farás à seiscentista Rua do Alecrim da Fábrica de Sant’Anna | Toponímia de Lisboa

  5. Pingback: A Rua Garrett e o Chiado | Toponímia de Lisboa

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s