Na véspera de Santo António, a Rua de Variações

AntonioVariações
António Variações que faleceu a 13 de junho, dia do Santo Popular seu homónimo, desde 1998 que tem o seu nome numa rua de Lisboa, muita próxima do Parque das Nações, em resultado do Edital municipal de 24 de junho de 1998.

No dia 7 de maio do ano seguinte, o antigo Bairro dos Retornados, como era popularmente conhecido, foi oficialmente nomeado como Bairro do Oriente, e as suas artérias, até aí denominadas por letras, passaram a ostentar nas suas placas toponímicas os nomes de vários artistas: os cantores António Variações e Carlos Paião, os atores Mário Viegas e Carlos Daniel, o compositor Jaime Mendes, o desenhador Fernando Bento e o Palhaço Luciano.

Na antiga Rua B, que liga a Rua Carlos Daniel à Rua Mário Viegas ficou o minhoto António Joaquim Rodrigues Ribeiro (Fiscal- Amares/03.12.1945 – 13.06.1984/Lisboa), barbeiro de profissão em Lisboa, que à noite se dedicava à sua paixão pela música, dando espectáculos com um grupo de músicos que então se denominava Variações. Em 1982, saiu o seu primeiro single, como António Variações, com «Povo que lavas no Rio» e «Estou Além». E em pouco mais de um ano, transformou-se num caso de popularidade na música portuguesa com uma inovadora exuberância em palco. Em 1983, foi editado o seu primeiro álbum intitulado Anjo da Guarda, com êxitos como «É P’ra Amanhã…» ou «O Corpo É que Paga», num estilo que ele próprio definiu como estando «entre Braga e Nova Iorque», ao reunir folclore, rock, pop, blues e fado. Em 1984 gravou o seu segundo e último álbum – Dar e Receber –, no qual se revelou como sucesso a «Canção do Engate». A sua música manteve-se até hoje com recriações por vários grupos e, 20 anos após a sua morte foi mesmo lançado o projecto Humanos, construído a partir de inéditos seus.

na Freguesia de Santa Maria dos Olivais – futura Freguesia dos Olivais

Freguesia do Parque das Nações                                      (Foto: Sérgio Dias)

Anúncios

2 thoughts on “Na véspera de Santo António, a Rua de Variações

  1. Pingback: Música na Toponímia de Lisboa | Toponímia de Lisboa

  2. Pingback: O compositor do «Fado da Sina» no Bairro do Oriente | Toponímia de Lisboa

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s