A Praça do pintor dos painéis de São Vicente de Fora

Placa Tipo II

Placa Tipo II

Nuno Gonçalves, pintor régio a quem são atribuídos os célebres Painéis de São Vicente de Fora, está desde 1934 na toponímia da Quinta do Lagar Novo ao Rego, junto com os pintores Cristóvão de Figueiredo, Frei Carlos, Jorge Afonso e Luciano Freire.

Esta Praça Nuno Gonçalves foi outrora a Praça General Morais Sarmento, atribuída por Edital de 28/03/1932, mas com o Plano de arruamentos da Quinta do Lagar Novo ao Rego, foi decidido alterar-lhe o nome para Praça Nuno Gonçalves, conforme consta no Edital de 17/04/1934, por forma a permitir que toda a toponímia desta zona se referisse a pintores, a saber, Nuno Gonçalves do século XV, mais três pintores da primeira metade do séc. XVI – Frei Carlos, Jorge Afonso e Cristóvão de Figueiredo – e ainda Luciano Freire.

Por seu turno, o General Morais Sarmento voltou à toponímia de Lisboa numa rua de Benfica, a Rua 15 ou Rua Projectada à Avenida Gomes Pereira, pelo edital de 16/09/1960.

Nuno Gonçalves, que se supõe ter vivido entre 1425 e 1491, foi pintor régio de D. Afonso V, a partir de 20 de Julho de 1450. Assinava as suas obras com a sigla NGs e, a sua obra mais conhecida, que é uma das mais notáveis realizações artísticas do Renascimento, são os Painéis de S. Vicente de Fora, que podem ter sido pintados a partir de 1442 e muito provavelmente perto de 1445, um políptico no qual Nuno Gonçalves retrata um conjunto de 60 figuras em tamanho quase real apresentando um panorama da sociedade do seu tempo.

na freguesia de Nossa Senhora de Fátima - na futura Freguesia das Avenidas Novas

na freguesia de Nossa Senhora de Fátima – na futura Freguesia das Avenidas Novas