A Bolívia numa rua lisboeta

na Freguesia de Benfica

na Freguesia de Benfica                                                                                                         (Foto: José Carlos Batista)

A Rua República da Bolívia é um topónimo lisboeta desde 1975, incrustado num troço da antiga Estrada do Poço do Chão, compreendido entre a Rua da Quinta do Charquinho, a Rua Dr. Pereira Bernardes e o Largo da Cruz da Era, desde a publicação do Edital municipal de 14 de agosto de 1975.

Este foi o resultado de homenagens recíprocas entre os dois países e, de solicitações da Embaixada de Portugal na Bolívia à Câmara Municipal de Lisboa, já que a Municipalidade de La Paz dera o nome de «República de Portugal» a um arruamento dessa cidade, e a capital portuguesa procedeu num clima de reciprocidade.

Refira-se ainda que pelo Edital de 17 de outubro de 1924 foi atribuída no Bairro  América a Rua Bolívar, em homenagem ao  venezuelano Simon Bolívar que foi o 1º Presidente da República da Bolívia. Todavia, este arruamento em que se fixou mais um republicano nunca chegou a ser executado.

PENTAX Image

Placa Tipo II                                                            (Foto: José Carlos Batista)