Rua Tierno Galvan em Lisboa

Placa Tipo IV

Placa Tipo IV

Com a legenda «Alcaide de Madrid –  Grande Amigo de Lisboa» ficou Tierno Galvan perpetuado no arruamento até aí identificado como Ruas B1 e B2 da Urbanização das Amoreiras, pelo Edital de 08/07/1986, que também consagrou em Rua na mesma zona Joshua Benoliel.

Enrico Tierno Galvan ( Madrid/08.02.1918 – 19.01.1986/Madrid), sociólogo e jurista de formação tendo até redigido o Preâmbulo da Constituição Espanhola de 1978, distinguiu-se como Alcalde de Madrid, no período de 1979 a 1986, pelo PSOE, assim como desempenhou o cargo de Vice-Presidente da Federação Mundial das Cidades Gémeas. Mantinha uma relação com a cidade Lisboa enquanto membro do Grupo Amigos de Lisboa e como o único estrangeiro galardoado com o título de cidadão benemérito desta Cidade.

No dia seguinte ao seu falecimento (em 19 de Janeiro de 1986), uma deliberação de Câmara avançou o seu nome para ser atribuído a uma rua da cidade, o que se concretizou pelo Edital municipal de 8 de Julho de 1986, sendo depois a rua significativamente inaugurada no decorrer da Semana de Madrid em Lisboa que aconteceu de 25 de Outubro a 2 de Novembro desse mesmo ano. Já no ano anterior, em 27 de Junho, o autarca madrileno fora agraciado com a medalha de Ouro de Mérito Municipal, a chave da cidade de Lisboa e a Grã-Cruz da Ordem de Cristo.

Tierno Galvan foi um político marcante da Europa contemporânea já que foi o fundador em Julho de 1974 da Junta Democrática de España (JDE) e, nas primeiras eleições constituintes após a morte de Franco, em 1977, foi eleito deputado pelo Partido Socialista Popular que mais tarde se viria a fundir com o PSOE. Tierno Galvan foi um humanista e uma figura destacada da democracia, um defensor do movimento internacional de associativismo entre as cidades capitais e da fundação da União das Cidades Capitais Ibero-Americanas.

na Freguesia de Santa Isabel - na futura Freguesia de Campo de Ourique

na Freguesia de Santa Isabel – na futura Freguesia de Campo de Ourique

 

Anúncios

2 thoughts on “Rua Tierno Galvan em Lisboa

  1. Pingback: Professores na Toponímia de Lisboa | Toponímia de Lisboa

  2. Pingback: Um estrangeiro por freguesia na Toponímia de Lisboa | Toponímia de Lisboa

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s