D. Carlos I numa Avenida e numa Esplanada

Avenida Dom Carlos I (nas Freguesias de Santa Catarina, São Paulo e Santos-o-Velho - nas futuras freguesias da Misericórdia e da Estrela)

Avenida Dom Carlos I (nas Freguesias de Santa Catarina, São Paulo e Santos-o-Velho – nas futuras freguesias da Misericórdia e da Estrela)

Nascido a 28 de Setembro de 1863, é amanhã o 150º aniversário de D. Carlos I, que em Lisboa tem direito a duas artérias: a Avenida Dom Carlos I e a Esplanada D. Carlos I ao Parque das Nações.

A Esplanada D. Carlos I ao Parque das Nações, recentemente absorvida pela cidade de Lisboa (Edital de 16/09/2009) já que a mesma nasceu no âmbito da Expo 98, nasceu da ligação do monarca às investigações marítimas e, repete a homenagem a este rei português cujo nome já estava inscrito numa artéria de Lisboa desde 1889 (por edital de 28 de Dezembro), embora tenho desaparecido da toponímia lisboeta entre 5 de Novembro de 1910 e 23 de Dezembro de 1948, sendo nesta data que regressou a um novo arruamento  – a Avenida D. Carlos I – que se mantém até aos dias de hoje.

Ou seja, no final do séc. XIX a Rua Duque de Terceira passou a denominar-se Rua Dom Carlos I (edital de 28/12/1889), mas após a implantação da República tornou-se a  Avenida das Cortes (edital de 05/11/1910) e , após a entrada dos Estados Unidos da América na I Guerra passou a denominar-se Avenida Presidente Wilson (edital de 24/09/1918), nome que se manteve até 1948 quando voltou a ter o nome de Dom Carlos I embora já como Avenida.

Dom Carlos I na «Ilustração Portuguesa» 28 de Março de 1904

Dom Carlos I na «Ilustração Portuguesa» de 28 de Março de 1904

D. Carlos I (Lisboa/28.09.1863 – 01.02.1908/Lisboa), rei de Portugal de 1889 a 1908, filho de D. Luís e D. Maria Pia de Saboia, inseriu-se na toponímia da Expo 98 relativa aos oceanos pelas  investigações oceanográficas que realizou a bordo seu iate «Amélia» e das quais publicou os seguintes estudos: «Yacht Amélia – campanha oceanográfica de 1896» (1897), «Resultados das investigações científicas feitas a bordo do Yacht Amélia e sob a direção de D. Carlos de Bragança – Pescas Marítimas – A pesca do atum no Algarve em 1898» (1899), «Resultado das investigações científicas feitas a bordo do Yacht Amélia e sob a direção de D. Carlos de Bragança – Ictologia – Esqualos obtidos nas costas de Portugal durante as campanhas de 1896 a 1903» (1904).

Esplanada D. Carlos I (na Freguesia de Santa Maria dos Olivais - na futura Freguesia do Parque das Nações)

Esplanada D. Carlos I
(na Freguesia de Santa Maria dos Olivais – na futura Freguesia do Parque das Nações)

Advertisements

4 thoughts on “D. Carlos I numa Avenida e numa Esplanada

  1. Pingback: O General Sem Medo na toponímia de Lisboa | Toponímia de Lisboa

  2. Pingback: Os primeiros dois princípios da Comissão e o 1º Edital de Toponímia pós 25 de Abril | Toponímia de Lisboa

  3. Pingback: A Rua Dom João V das Águas Livres | Toponímia de Lisboa

  4. Pingback: A Rua Marcelino de Mesquita na 2ª fase do Bairro dos Aliados | Toponímia de Lisboa

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s