A Rua Sabino de Sousa no Dia Mundial do Médico Veterinário

Placa Tipo II

Placa Tipo II

Já que hoje se comemora o Dia Mundial do Animal e do Médico Veterinário, evocamos a memória do veterinário Sabino de Sousa com nome numa rua do Alto do Pina (antiga Freguesia de São João e atual Freguesia da Penha de França) desde a publicação do Edital de 30/11/1892.

Através deste edital a CML atribuiu topónimos no Alto de Pina, renomeando a Azinhaga do Alto do Pina como Rua do Barão de Sabrosa e atribuindo , a Rua Melo Gouveia à Rua 3,  a Rua Quatro de Agosto à Rua 4 e, a Rua Sabino de Sousa à Rua nº 1 do projeto do Bairro do Alto do Pina.

Joaquim Sabino Eleutério de Sousa (Lisboa/30.12-1835 – 09.10.1888/Lisboa), consagrado com a legenda «Professor de Veterinária/ 1835 – 1888», homenageia aquele que ficou conhecido como Sabino de Sousa e foi veterinário e professor dessa disciplina. Concluído o curso de veterinário-agrónomo (1859) foi no mesmo ano nomeado chefe de clínica do hospital veterinário que então abriu ao público. A partir de 1863, passou a docente do Instituto Agrícola e em 1865, foi nomeado pela Câmara Municipal de Lisboa, fiscal sanitário do matadouro e, em 1868, inspetor tendo então introduzido importantes melhoramentos higiénicos e industriais, o que fez que com que fosse considerado na época um dos primeiros estabelecimentos do seu género na Europa, e granjeou a Sabino de Sousa a medalha de ouro da Sociedade Protetora dos Animais. Publicou Influência dos pântanos na saúde do homem e dos animais (1859) e O Matadouro Municipal de Lisboa (1878), um esboço histórico acerca de matadouros desde o primeiro quartel do séc. XV até à sua época. Sabino de Sousa pertenceu também aos chamados «lunáticos» do Pátio do Salema, onde iniciou a sua atividade política como companheiro de Elias Garcia, Oliveira Marreca, Latino Coelho, Bernardino Pinheiro e Sousa Brandão.

na «Ilustração Portuguesa» de 09.09.1903

na «Ilustração Portuguesa» de 9 de Setembro de 1903

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s