O Largo do Correio-Mor no Dia Mundial dos Correios

Freguesia de Santa Maria Maior

Freguesia de Santa Maria Maior

Já que hoje é o Dia Mundial dos Correios lembramos o Largo do Correio-Mor que recorda o edifício do Correio-Mor que existia neste local até ser quase totalmente destruído pelo Terramoto.

Por Edital do Governo Civil de 20/02/1867 foi este topónimo atribuído no espaço da Rua de São Mamede entre a Travessa da Mata e a Calçada do Conde de Penafiel, por sugestão do Conde de Penafiel, dirigida ao Governo Civil de Lisboa, «para que em consequência das obras e embelezamentos recentemente feitos no local que fica fronteiro ao seu palácio para a parte da Rua Nova de São Mamede, distrito do Bairro do Rossio, seja confirmada ao mesmo local a denominação de Largo do Correio Mor, pela qual era conhecida de tempos antigos», com a qual concordou a Câmara Municipal de Lisboa.

O serviço de correios públicos foi estabelecido por D. Manuel I que mandou passar carta de Correio-Mor a Luís Homem, cavaleiro de sua casa, em 1520. O ofício de correio-mor manteve-se na família Gomes da Mata, entre 1606 e 1797.  O Palácio Penafiel, nas traseiras do qual está localizado o largo, foi construído sobre o edifício do Correio-Mor. Em 1797, os serviços de Correio passaram para a alçada da Coroa tendo sido extinto o ofício de Correio-Mor do Reino e, foram dadas várias compensações ao 8.º e último Correio Mor, Manuel José da Mata de Sousa Coutinho, entre as quais o título de Conde de Penafiel.

Nas proximidades deste Largo, subsiste também na toponímia a Calçada do Correio Velho.

Largo do Correio-Mor placa especial

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s