No 250 º aniversário da Infantaria 16 a sua rua republicana

Placa Tipo II

Placa Tipo II

O Regimento de Infantaria 16 foi criado em 1763 mas é a República que o coloca numa rua lisboeta, como fez com a Artilharia Um, já que foram estas as duas unidades do exército que contribuíram para a vitória republicana em 5 de Outubro de 1910.

A Rua nº 3 do Bairro de Campo de Ourique foi integrada na Rua da  Piedade por Edital municipal de 23/05/1882 e, esta por sua vez é transformada na Rua da Infantaria Dezasseis pelo Edital de 07/08/1911, o qual atribuiu também outros três topónimos militares relevantes para a I República – a Rua de Artilharia Um, a Praça da Armada e a Alameda das Linhas de Torres – e ainda, duas datas caras aos ideais republicanos: a Rua 1º de Maio e a Rua 1º de Dezembro.

Em 1910 a guarnição militar de Lisboa era composta por Infantaria 1, 2, 5 e 15, Caçadores 2 e 5, Cavalaria 2 e 4, Artilharia 1 e Artilharia Móvel de Queluz e Engenharia. Os republicanos supunham contar com a Infantaria 2, Caçadores 2 e 5 e Cavalaria 2, no entanto, estas unidades permaneceram fiéis à Monarquia, revoltando-se, somente, a Infantaria 16 (cerca de metade das tropas) e a Artilharia 1, unidades que acamparam na Rotunda, o palco da revolta republicana.

O olisipógrafo Norberto Araújo narra que na madrugada de 4 de Outubro de 1910 saíram do nº 93 da Rua de Campo de Ourique, então sede do Centro Escolar Democrático da freguesia, os revolucionários civis que iniciariam a revolução e logo se dirigiram ao Quartel próximo, levando à frente Machado Santos que entrou audaciosamente para sublevar a unidade.

A unidade de Infantaria 16 alojava-se no Quartel de Campo de Ourique, construído em 1763 no âmbito de medidas de reorganização do Exército Português, da iniciativa do Conde de Lippe. Já antes, na época da Revolução Liberal lá estivera instalado o 4 de Infantaria, também conhecido como o «regimento de Gomes Freire» e que também ficou registado na toponímia lisboeta. Também o Jardim Teófilo Braga, vulgarmente conhecido por Jardim da Parada é uma reminiscência da larga parada de Manobras de Campo de Ourique, onde foi traçado o reticulado do novo bairro.

Freguesia de Campo de Ourique

Freguesia de Campo de Ourique

One thought on “No 250 º aniversário da Infantaria 16 a sua rua republicana

  1. Pingback: A Praça do arquiteto do Cine-Teatro Tivoli | Toponímia de Lisboa

Os comentários estão fechados.