A Rua Maria Luísa Holstein e as Cozinhas Económicas

Placa Tipo V

Placa Tipo V(foto: José Carlos Batista)

A Rua Maria Luísa Holstein homenageia a  Duquesa de Palmela que, com a sua prima Maria Isabel Saint-Lèger, fundou as Cozinhas Económicas, justamente numa artéria que nasce na Rua da Cozinha Económica, desde a publicação do Edital municipal de 25/01/1989.

Maria Luísa Holstein, 3ª Duquesa de Palmela, já havia sido homenageada na toponímia lisboeta através do Edital de 18/12/1903 que atribuiu ao arruamento que ia do Largo do Rego à Palma de Cima a nomenclatura Rua da Beneficência, para assim perpetuar as preocupações beneméritas que pautaram a vida da Duquesa. Passados 86 anos, a edilidade lisboeta voltou a consagrá-la na cidade, desta vez com nome próprio, num arruamento de Alcântara, na Primeira Rua Particular à Rua da Cozinha Económica, que é propriedade privada, mas cuja sociedade proprietária anuiu que se pudesse incluir na toponímia oficial da cidade de Lisboa.

A homenageada é a 3ª Duquesa de Palmela, de seu nome Maria Luísa Domingas de Sales de Borja de Assis de Paula de Sousa Holstein (Lisboa/04.08.1841-02.09.1909/Sintra) cuja filantropia lhe marcaram um lugar único, nomeadamente, na Assistência Nacional aos Tuberculosos, nos Socorros a Náufragos, em asilos, missões ultramarinas, institutos de protecção à infância e ainda, com sua prima Maria Isabel Saint-Lèger, na fundação das Cozinhas Económicas,  de que foi a 1ª  presidente. A primeira cozinha foi inaugurada em 1893, na Travessa do Forno (na antiga freguesia dos Prazeres) e surgiram depois as dependências do Regueirão dos Anjos (1894), Alcântara (1895) e de S. Bento (1896).

Maria Luísa Holstein foi também dama da Rainha D. Amélia e, dedicou-se à escultura, havendo trabalhos seus no Museu do Chiado e na Sociedade de Geografia de Lisboa, assim como se interessou pela cerâmica e juntamente com a Condessa de Ficalho fundou a Fábrica do Ratinho no seu próprio palácio. Foi distinguida com a Ordem de Santiago, a Ordem de Santa Isabel, a Ordem de Maria Luísa (Espanha) e a Académica de Mérito da Academia Nacional de Belas-Artes.

Freguesia de Alcântara

Freguesia de Alcântara
(Foto: José Carlos Batista)

Anúncios

2 thoughts on “A Rua Maria Luísa Holstein e as Cozinhas Económicas

  1. Pingback: Maria Albertina, voz do vira Tricanas de Ovar e do fado de Lisboa, numa rua do Bairro da Cruz Vermelha | Toponímia de Lisboa

  2. Pingback: A Rua do Cine-Bélgica/Universal e a Duquesa de Palmela | Toponímia de Lisboa

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s