A Rua Tenente Raúl Cascais

Freguesia de Santo António

Freguesia de Santo António
(Foto: Artur Matos)

Para descongestionar o trânsito  e, homenagear o comandante do caça-minas Roberto Ivens, falecido ao largo da barra do Tejo em 1917, nasceu a Rua Tenente Raúl Cascais na década de 30 do século XX.

Na sessão de Câmara de 7 de maio de 1931 foi aprovado um projecto de construção de um arruamento, ligando a Rua Nova de Santo António à Rua do Rato,  para permitir o descongestionamento do trânsito na zona e, uma saída alternativa para a Avenida Álvares Cabral, a qual se veio a denominar Rua Tenente Raúl Cascais pelo Edital de 19/06/1933.

Placa Tipo II

Placa Tipo II
(Foto: Artur Matos)

O homenageado Raúl Alexandre Cascais (Lisboa/08.01.1879 – 26.07.1917/Tejo) foi um oficial da Marinha de Guerra, que tomou parte nas campanhas do sul de Angola de 1914-15 e, que em 1917 faleceu ao largo da barra do Tejo – entre Cascais e o Cabo Espichel – quando comandava o navio caça-minas Roberto Ivens e este chocou com uma mina alemã, despedaçando-se e afundando rapidamente. Da tripulação de 21 homens apenas se salvaram sete. Raúl Cascais foi então postumamente promovido a capitão-tenente por distinção e, o seu nome foi depois dado a um navio da esquadra portuguesa, para além de ter havido uma  proposta da Câmara de Deputados, em 10 de Abril de 1923, para que fosse aumentada a pensão à sua viúva e 6 filhos.

 Rua Tenente Raúl Cascais em 1977 (Fotografia Vasques, Arquivo Municipal de Lisboa)

Rua Tenente Raúl Cascais em 1977
(Fotografia Vasques, Arquivo Municipal de Lisboa)

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s