A moçambicana Vila Pery numa rua de Olivais Sul

Freguesia dos Olivais

Freguesia dos Olivais
(Foto: Sérgio Dias)

A Rua da Vila Pery é uma das 15 localidades moçambicanas que o Edital de 04/07/1967 fixou na toponímia de Olivais Sul.

Aliás, uma das características das atribuições toponímicas na cidade de Lisboa, no decorrer da década de sessenta, após o eclodir da Guerra Colonial, é justamente perpetuar nomes de militares mortos na guerra colonial nos arruamentos de Olivais Norte e, cidades e vilas dos países que então eram colónias portuguesas nos Olivais Sul.

O edital de 1967 acima referido atribuiu mais 14 topónimos de acordo com a mesma lógica, todas elas evocando localidades de Moçambique, a saber: Avenida Cidade de Lourenço Marques, Praça de Bilene e Praça de Chinde, Rua de Baixo Limpopo, Rua Cidade da Beira, Rua Cidade de Inhambane, Rua Cidade de João Belo, Rua Cidade de Nampula, Rua Cidade de Porto Amélia, Rua Cidade de Quelimane, Rua Cidade de Tete, Rua Cidade de Vila Cabral, Rua de Manica e Rua de Matola.

Repare-se que tal procedimento na toponímia da cidade remonta ao início da década, como se pode ler na Acta da reunião da Comissão Municipal de Toponímia de 29 de Novembro de 1963:
«Despacho de Sua Excelência o Presidente, solicitando o parecer da Comissão acerca da oportunidade de se homenagear Angola através da denominação dos nomes das suas cidades, na toponímia de Lisboa; quais os novos arruamentos a que esses nomes poderiam ser atribuídos e, bem assim, se nessa homenagem se poderiam compreender as cidades de outras províncias ultramarinas. A Comissão, tendo em vista que a zona dos Olivais-Norte tem sido reservada para homenagear os nomes de militares mortos ao serviço da Pátria, é de parecer que a zona dos Olivais-Sul é o melhor local para a atribuição dos nomes de cidades ultramarinas.»

Vila Pery teve o seu primeiro núcleo urbano fundado em 1893, designada como Vila Barreto, servindo de terminal à linha férrea vinda do porto da Beira. Em 1899, o poder administrativo foi transferido para Chimiala, povoação que mudou então de nome para Mandingos e foi o embrião da actual cidade. Só em 1916 recebeu o nome de Vila Pery, em homenagem a João Pery de Lind, governador do território pela Companhia de Moçambique, já que o Governo português concessionara à Companhia de Moçambique, por um período de 50 anos (1892-1942), a administração de todo o território de Manica e Sofala. Vila Pery foi elevada a cidade em 1969 e, desde 12 de Junho de 1975 que se denomina Chimoio, topónimo derivado do clã local Moyo.

Placa Tipo IV

Placa Tipo IV
(Foto: Sérgio Dias)

One thought on “A moçambicana Vila Pery numa rua de Olivais Sul

  1. Pingback: Quinze cidades e vilas de Moçambique na toponímia de Olivais Sul desde 4 de julho de 1967 | Toponímia de Lisboa

Os comentários estão fechados.