O Beco próximo do antigo Hospital da Marinha

Placa Tipo II

Placa Tipo II
(Foto: Artur Matos)

Este Beco que liga a Rua dos Caminhos de Ferro à Calçada do Cardeal retira o seu nome da proximidade ao Hospital da Marinha que nos seus 216 de existência,  funcionou no local de 1806 a 2013.

O Hospital da Armada Real ou Real da Marinha foi criado pelo Alvará do Príncipe Regente D. João, de 27 de Setembro de 1797, e erguido no local do antigo Colégio de S. Francisco Xavier, também conhecido como Hospício dos Jesuítas ao Paraíso, sob o projecto do arquitecto Francisco Xavier Fabri, tendo sido inaugurado em 1 de Novembro de 1806. Desde da expulsão da ordem dos Jesuítas que o espaço estava transformado em recolhimento de mulheres na dependência do Intendente Geral da Policia, Pina Manique.

Foi o imóvel concebido para funcionar como hospital, com um «Laboratório Chímico» e um «Dispensatório Pharmacêutico», assegurando não só o tratamento e reabilitação dos efectivos da Armada Real, mas também o abastecimento de medicamentos e material sanitário dos navios e dos hospitais então existentes no Ultramar e ilhas atlânticas. E mesmo não existindo então uma rede de distribuição domiciliária de água em Lisboa,  o Hospital Real da Marinha destacava-se por dispor de um sistema interno de águas correntes quentes e frias.

Freguesia de São Vicente

Freguesia de São Vicente
(Foto: Artur Matos)