A Estrada do Desvio ao tráfego da Calçada de Carriche

Freguesias do Lumiar e de Santa Clara (Foto: José Carlos Batista)

Freguesias do Lumiar e de Santa Clara
(Foto: José Carlos Batista)

São quarenta as Estradas que integram a toponímia oficial de Lisboa e a Estrada do Desvio tem o seu nome por ser mesmo um desvio pelo Lumiar para fugir ao trânsito na Calçada de Carriche e permitir o descongestionamento desta. 

Grosso modo, esta Estrada corre paralela à Calçada de Carriche, que outrora foi a estrada de ligação, por onde passavam touros e campinos para as touradas no então Campo de Santana (hoje, Campo Mártires da Pátria). 

A Estrada do Desvio aparece referenciada em 1907 na planta topográfica de Júlio Silva Pinto e Alberto de Sá Correia, onde se mencionam os topónimos Posto de Carriche, Estrada Militar, Quinta de Nova Sintra, Calçada de Carriche, Estrada do Desvio, Calçada do Poço e Ameixoeira.

Poucas mais referências encontramos nos arquivos municipais, a não ser a pavimentação da via em 1937, fotos de Eduardo Portugal do ano de 1939 mostrando uma estrada ladeada de ambos os lados por campos e zonas agrícolas bem como uma imagem de Artur Goulart não datada mas com a significativa legenda “Estrada do Desvio do Lumiar para descongestionamento de trânsito na Calçada de Carriche”.

Em 1956, por edital de 28 de Dezembro, o troço da Estrada do Desvio compreendido entre a Rua do Lumiar e a Estrada que conduz à Ameixoeira, passou a denominar-se Rua Alexandre Ferreira, homenageando assim o fundador dos Inválidos do Comércio, instituição cuja sede se encontra nesse arruamento.

Placa Tipo IV (Foto: José Carlos Batista)

Placa Tipo IV
(Foto: José Carlos Batista)

3 thoughts on “A Estrada do Desvio ao tráfego da Calçada de Carriche

  1. Pingback: A Rua Actor Isidoro no primeiro Bairro dos Atores | Toponímia de Lisboa

  2. Pingback: As Estradas e as Circulares da toponímia oficial de Lisboa | Toponímia de Lisboa

Os comentários estão fechados.