A Rua do pioneiro do cinema português

Freguesia de Benfica (Foto: José Carlos Batista)

Freguesia de Benfica
(Foto: José Carlos Batista)

A partir de uma sugestão da Secretaria de Estado da Cultura, por ocasião do centenário da morte do cineasta pioneiro Aurélio da Paz dos Reis, foi este perpetuado na Rua F à Quinta das Pedralvas, também conhecida por arruamento de ligação da Estrada de Benfica ao Bairro das Pedralvas, pelo Edital de 04/12/1981.

Aurélio da Paz dos Reis (Porto/28.07.1862 – 18.09.1931/Porto) é considerado o pioneiro do cinema em Portugal por ter realizado e  produzido o primeiro filme português em 1896, A Saída do Pessoal Operário da Fábrica Confiança, a exemplo do que os irmãos Lumière haviam rodado em França no ano anterior (La Sortie de l’usine Lumière à Lyon). Foi este seu filme apresentado em sessão pública no Porto, no Teatro do Príncipe Real (depois Teatro Sá da Bandeira), em 12 de novembro de 1896. 

Paz dos Reis realizou mais de 30 filmes de  1896  a 1898, dos quais destacamos os dedicados aos arruamentos de Lisboa como Movimento e Ruas de Lisboa, Rua AugustaAvenida da LiberdadeA Rua do Ouro,  a que acrescem mais os seguintes documentários : Feira de Gado na Corujeira, Azenhas no Rio Ave, Barcelos, Braga, A Caninha Verde, Caricaturas por Pina Vaz, Cenas da Vida Parisiense,  Chegada de um Comboio Americano a Cadouços, Cinira Polónio Dizendo uma Cançoneta, Coimbra, Cortejo Eucarístico saindo da Sé do Porto no Aniversário da Sagração do Eminentíssimo Cardeal Américo, Costumes da Aldeia, A Dança Serpentina, A Feira de S. BentoO Jogo do Pau, Manobras de Bombeiros, Mercado do Porto, No Jardim, Porto, A Ribeira – no Porto, Rio Douro, Saída de Dois Vapores – Marinha no Tejo, Torre de Belém, O Senhor de Matosinhos, O Senhor Morgado, Um Arraial no Bonfim, Uma Salva de Artilharia na Serra do Pilar, O Vira, Vista da Praia de Ourigo, Vista de Moinhos – Santo Tirso e, O Zé Pereira na Romaria de Santo Tirso.

Aurélio Paz dos Reis era também fotógrafo amador e apreciava particularmente tirar retratos a gentes do teatro. Tinha cartão de jornalista e a imprensa, sobretudo a Illustração Portugueza, recorria às suas imagens para publicação. 

p aurelio da paz dos reis

De profissão era comerciante e floricultor, com casa comercial aberta em 1893, A Flora Portuense, na Praça de D. Pedro (mais tarde, Praça da Liberdade) e, criando flores no jardim do seu palacete no nº 125 da Rua de Nova Sintra.  Logo  aos vinte anos de idade passou a integrar a Comissão Executiva dos Empregados do Comércio e, o seu sentido cívico também se manifestou pela sua participação em numerosas colectividades culturais e de beneficência, como sócio fundador da Associação Portuguesa do Asilo de S. João, membro da Associação de Proteção à Infância Desvalida, diretor do Ateneu Comercial, no Orfeão Portuense, no Clube dos Fenianos e na criação do Conservatório de Música, para além de compilar recortes de jornais para discussão na sua Loja maçónica. 

Paz dos Reis tomou ainda parte no movimento revolucionário do 31 de Janeiro de 1891, pelo que foi julgado em Conselho de Guerra, a bordo de um navio fundeado no Porto de Leixões, como sucedeu a Miguel Verdial, ao Capitão Leitão, ao jornalista João Chagas, a Santos Cardoso e ao tenente Coelho. A sua opção política enquanto membro da Maçonaria do Vale do Porto e do Partido Republicano também lhe valeram dois encarceramentos na Cadeia da Relação.

Paz dos Reis foi ainda autarca na cidade do Porto, como Vereador e Vice-presidente (em 1919 e 1921/22),  e Presidente (em 1923). 

Placa Tipo II (Foto: José Carlos Batista)

Placa Tipo II
(Foto: José Carlos Batista)

Advertisements

2 thoughts on “A Rua do pioneiro do cinema português

  1. Pingback: Comércio e comerciantes na toponímia de Lisboa no mês de maio | Toponímia de Lisboa

  2. Pingback: Novembro: As Ruas dos Cinemas de Lisboa – a partir de amanhã | Toponímia de Lisboa

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s