Um conjurado da Restauração de 1640 numa Rua de Moscavide

Selo de 1927

João Pinto Ribeiro num selo de 1927,
da série dedicada à Independência de Portugal

João Pinto Ribeiro, um dos conjurados da revolta  de 1 de Dezembro de 1640, para a Restauração da independência nacional,  dá o seu nome a uma rua de Lisboa desde a publicação do Edital de 05/06/1972, no que era  um troço da Estrada da Circunvalação, vulgarmente designado por avenida de ligação Moscavide-Beirolas.

Placa Tipo IV

Placa Tipo IV
(Foto: Sérgio Dias)

Com esta atribuição procurou a Câmara homenagear o jurisconsulto e patriota alfacinha João Pinto Ribeiro (cerca de 1590/Lisboa – Agosto de 1649/Lisboa) que se formou em Cânones na Universidade de Coimbra em 1615 e foi depois juiz de fora de Pinhel (1621) e de Ponte de Lima(1627). Em 1627, passou a ter o cargo de procurador do duque de Bragança em Lisboa e, em 1639 era o agente de negócios e administrador dos bens da casa ducal de Bragança e, assim, foi um dos conjurados da revolta de 1 de Dezembro de 1640, assegurando a ligação entre o Duque de Bragança e os fidalgos conjurados.

Pinto Ribeiro foi ainda membro do Conselho do Rei, contador-mor dos Contos do Reino (1641) e guarda-mor da Torre do Tombo (1644). Publicou ainda várias obras como Discurso sobre os Fidalgos e Soldados Portugueses Não Militarem em Conquistas Alheias Desta Coroa (1632), Usurpação – Retenção e Restauração de Portugal (1642), Preferência das Letras às Armas (1645), Desengano ao Parecer Enganoso Que se Deu a El-Rei de Castela D. Filipe IV contra Portugal (1645) e os folhetos A acção de aclamar el‑rei D. João IV foi mais gloriosa e digna de honra, fama e remuneração que a dos que a seguiram aclamando (1644) e  À santidade do monarca eclesiástico Inocêncio X, expõe Portugal, as causas do seu sentimento e das suas esperanças (1646).

Refira-se que ainda que esta artéria foi ampliada por edital de 30/11/2011, ao ser nela incluído o Impasse “A” ao Casal dos Machados.

Freguesia do Parque das Nações

Freguesia do Parque das Nações
(Foto: Sérgio Dias)

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s