A Rua do Capitão Afonso Pala no seu 152º aniversário

Freguesia da Estrela (Foto: José Carlos Batista)

Freguesia da Estrela
(Foto: José Carlos Batista)

Passa hoje o 152º aniversário de  José Afonso Pala, oficial republicano e das guerras africanas no período da I Guerra Mundial, que desde 1923 dá nome à antiga Rua das Cavalariças do Infante.

Este topónimo resultou de uma proposta do Vereador Almeida Santos apresentada na Sessão de Câmara de 20 de Dezembro de 1922 e aprovada em 29 de Dezembro de 1922, com o consequente Edital de 23 de Janeiro de 1923, sendo-lhe conferiu a legenda «Saudoso Republicano morto em África em 1915 em defesa da Pátria».

José Afonso Pala  (Almeida/24.02.1862 – 1915/Angola)  foi uns dos jovens oficiais do regimento de Artilharia 1 que estando na Rotunda em 4 de Outubro de 1910 a abandonaram tão convencidos estavam da derrota como o Almirante Cândido dos Reis. Republicano desde 1881, Afonso Pala já havia participado na revolta de 31 de Janeiro de 1891quando ainda frequentava a Escola do Exército e, foi um dos principais oficiais do plano revolucionário do exército para a implantação da República logo a partir da reunião de 14 de Julho de 1910.

Afonso Pala pertenceu ao grupo de pessoas de prestígio, nomeadas pelo governo logo a 15 de Outubro de 1910, para elaborar um projecto de bandeira nacional, junto com o pintor Columbano, o jornalista João Chagas, o escritor Abel Botelho e o primeiro-tenente da Marinha António Ladislau Parreira, que no dia 1 de Dezembro foi apresentado. E em 28 de Maio de 1911, foi eleito deputado à Assembleia Constituinte, pelo círculo de Lisboa, na companhia de Afonso Costa, Anselmo Braamcamp Freire, António José de Almeida, Ladislau Piçarra, Luz de Almeida e Magalhães Lima.

Já como Major ofereceu-se para combater na guerra em África e, no sul de Angola, em resultado de uma bala alemã que o atingiu veio a falecer aos 53 anos.

 

capitão afonso pala placa tipo II

Anúncios

One thought on “A Rua do Capitão Afonso Pala no seu 152º aniversário

  1. Pingback: A Senhora da Saúde que ficou das Necessidades em 5 topónimos de Lisboa | Toponímia de Lisboa

Os comentários estão fechados.