A Rua de quem tem um sonho, nos seus 50 anos de Nobel da Paz

Freguesia de Santa Clara

Freguesia de Santa Clara

Passa este ano o 50º aniversário da entrega do  Prémio Nobel da Paz a Martin Luther King  – em 14 de outubro de 1964-  e, a partir de uma sugestão da Comissão Municipal de Toponímia, desde há 6 anos que Lisboa o acolhe na Rua 1 da Malha 23 do Plano de Urbanização do Alto do Lumiar, com a legenda  «Nobel da Paz/1929 – 1968», através da publicação do Edital de 03/07/2008. 

Martin Luther King, Jr. (EUA – Atlanta/15.01.1929 — 04.04.1968/Memphis- EUA) foi um pastor protestante e líder destacado do Movimento pelos Direitos Civis nos Estados Unidos da América. Os seus discursos e diálogos, proferidos com coragem, agitaram e despertaram consciências sendo o seu discurso na Marcha sobre Washington de 1963 «I have a dream» uma memória colectiva. Os movimentos e marchas que encabeçou com determinação desencadearam transformações significativas na sociedade americana, sobretudo no combate às desigualdades económicas e sociais e pelos direitos civis dos negros nos Estados Unidos da América, através da não violência, desde que em 1955, após Rosa Parks se ter negado a ceder o seu lugar no autocarro a uma mulher branca  e ter sido presa, desencadeou uma campanha durante um ano e 16 dias que terminou  com a  ilegalização da discriminação racial nos transportes públicos. Luther King pugnou pelo direito ao voto, o fim da segregação e o fim das discriminações no trabalho.

Em 1967 também se manifestou contra a guerra do Vietname e, foi assassinado no ano seguinte em Memphis,  num hotel da cidade, momentos antes de uma marcha. Passados 9 anos recebeu a Medalha Presidencial da Liberdade e, em 2004 foi galardoado com a Medalha de Ouro do Congresso Americano. Em 1986 foi também estabelecido um feriado federal que é o Dia Martin Luther King Jr. 

 

Anúncios

2 thoughts on “A Rua de quem tem um sonho, nos seus 50 anos de Nobel da Paz

  1. Pingback: Um estrangeiro por freguesia na Toponímia de Lisboa | Toponímia de Lisboa

  2. Pingback: Pena de Morte e Direitos Humanos na Toponímia de Lisboa | Toponímia de Lisboa

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s