A Rua do «Senhor Guia de Portugal»

Freguesia da Ajuda - Placa Tipo IV

Freguesia da Ajuda – Placa Tipo IV

No passado sábado completou-se o 130º aniversário de Raúl Proença, bibliotecário e grande dinamizador do Guia de Portugal, que 52 anos após o seu falecimento deu nome à Rua 12 do Bairro do Caramão da Ajuda, por Edital de 31 de agosto de 1993.

O mesmo Edital municipal deu no mesmo Bairro os nomes de Francisco Sousa Tavares e  Hermínia Silva, ambos falecidos nesse ano de 1993.

Raúl Sangreman Proença (Caldas da Rainha/10.05.1884 – 20.05.1941/Porto) destacou-se como coordenador do Guia de Portugal, bibliotecário, investigador  e, membro do  grupo fundador da revista Seara Nova em 1921. Raul Proença definia-se  filosoficamente como idealista e realista, defensor de um socialismo democrático no seio de um regime parlamentarista.

Raul Proença foi o criador e organizador do Guia de Portugal, sob a tutela da Biblioteca Nacional de Lisboa, cujo volume inaugural foi publicado em novembro de 1924, com a temática «Generalidades. Lisboa e Arredores». O II volume saiu em 1927 focado na «Estremadura, Alentejo e Algarve». A edição foi concluída na década de 70 do século passado pela Fundação Calouste Gulbenkian. Além dos seus próprios textos, Raúl Proença congregou para esta publicação nomes como Aquilino Ribeiro, António Sérgio, Jaime Cortesão, Matos Sequeira e Reinaldo dos Santos, entre outros. 

Integrava o quadro da Biblioteca Nacional desde 1911 e, como Chefe dos Serviços Técnicos (a partir de 1919) colaborou estreitamente com Jaime Cortesão quando este dirigiu a instituição.  Procurou elaborar regras de catalogação inovadoras, que se revelassem mais eficazes e consentâneas com o papel que a Biblioteca deveria desempenhar no espaço cultural português e, por via deste trabalho, tornou-se num dos mais reputados especialistas portugueses de biblioteconomia. A Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas criou em 1998 o Prémio Raúl Proença.

Participou no movimento da Renascença Portuguesa (1912) e, integrou os chamados grupos da Seara Nova (de que foi fundador, 1921) e da Biblioteca Nacional (1919-1926). Defendeu ardentemente a participação portuguesa na I Guerra Mundial e, após a entrada oficial de Portugal no conflito, em março de 1916,  alistou-se voluntariamente nas fileiras do Exército português e assim entrou para o Curso de Administração Militar na Escola Prática de Oficiais Milicianos mas acabou por não ser enviado para o Corpo Expedicionário Português, ao contrário do seu amigo Jaime Cortesão.

Depois, Raúl Proença combateu  o sidonismo (1918) e a Ditadura Militar, nomeadamente, como elemento das áreas de informações e inter-ligação entre os vários grupos de revoltosos na sublevação de fevereiro de 1927, pelo que foi demitido da Biblioteca Nacional de Lisboa, tal como Jaime Cortesão e, assim passou à clandestinidade e ao exílio em Paris, apenas regressando a Portugal em março de 1932, já acometido da grave doença mental que o levaria ao internamento no Hospital Conde de Ferreira, onde faleceu.

Já enquanto adolescente Raúl Proença se empenhava na propaganda republicana e colaborava nos jornais republicanos de Lisboa, sendo próximo de António José de Almeida e do Alma Nacional. Concluídos os estudos no Liceu do Carmo e no Instituto Industrial e Comercial de Lisboa, em 1906, rumou a Alcobaça para aí exercer o cargo de professor do curso particular do ensino secundário mas durante toda a sua vida colaborou em inúmeras publicações desde as Caldas da Rainha ao Algarve. Finalmente, refira-se que Florbela Espanca que lhe dera versos seus a ler, lhe dedicou o poema «Prince Charmant» do seu Livro de Sóror Saudade (1923).

Rua Raul Proença em 1999 (Foto: Paulo Catrica, Arquivo Municipal de Lisboa)

Rua Raul Proença em 1999 (Foto: Paulo Catrica, Arquivo Municipal de Lisboa)

Advertisements

One thought on “A Rua do «Senhor Guia de Portugal»

  1. Pingback: Inauguração da Rua Seara Nova e da Rua Sousa Pinto | Toponímia de Lisboa

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s