O Beco do Quebra Costas

Placa Tipo I

Placa Tipo I

Este Beco próximo da Sé Patriarcal de Lisboa, que é registado como do Quebra Costas desde 1823, foi acumulando diversas denominações ao longo do tempo que reafirmam a sua inclinação íngreme e a sua proximidade à Igreja de  Santa Maria Maior.

De acordo com Luís Pastor de Macedo foi a travessa do Quebra Costas (1801), a calçadinha da Costa (adiante das Cruzes da Sé) (1727),  a calçada detrás da Sé (1652), a calçada detrás dos Paços do s.or Arcebispo (1651) e o beco q atraveça p.las costas da see (1565).

Ainda segundo Luís Pastor de Macedo, na sua Lisboa de Lés a Lés, «Dizia Pinho Leal em 1874: “Digo antigo beco (do Quebra-Costas), porque, em vista da altura em que ficam as soleiras das duas portas de entrada que o paço tinha para êste lado, me persuado isto era antigamente um verdadeiro beco, tendo só entrada pela rua de S. João da Praça, e com dois lanços de escadas, uma para a primeira porta (a do S.) e outro daí à segunda que está em nível superior. Parece-me pois que não havia comunicação com a rua do Barão, e que só foi aberta posteriormente: talvez depois do terremoto de 1344, ou outro qualquer”. O paço a que se refere Pinho Leal era o dos Arcebispos, o qual se erguia detrás da capela-mor da Sé deixando cair uma das suas fachadas sobre o beco e a principal sobre o antigo largo dos Paços dos Senhores Arcebispos (rua Augusto Rosa)».

Freguesia de Santa Maria Maior (Foto: Artur Matos)

Freguesia de Santa Maria Maior
(Foto: Artur Matos)

Anúncios

One thought on “O Beco do Quebra Costas

  1. Pingback: Os Becos ou Vielas de Lisboa | Toponímia de Lisboa

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s