Santo António da Glória, de Travessa a Rua

Já que hoje é o Dia de Santo António,  nascido Fernando de Bulhões em Lisboa no dia 13 de junho, razão para esta data ter sido a escolhida para o feriado municipal alfacinha, evocamos a  Rua de Santo António da Glória, na Freguesia de Santo António, que mudou de Travessa para Rua sob a presidência de Rosa Araújo na edilidade.

A artéria nasceu Travessa de Santo António mas por por edital do Governo Civil de 05/08/1867 passou a denominar-se Travessa de Santo António da Glória, por forma a clarificar as distintas localizações dos diversos topónimos lisboetas dedicados a este santo popular. Quase doze anos depois, por deliberação camarária de 07/07/1879 e edital municipal de 11/07/1879, a Câmara Municipal de Lisboa dirigida por Gregório Rosa Araújo passou a  Travessa a Rua.

Nos dias de hoje, Santo António possui em Lisboa ainda mais 17 artérias oficiais em sua homenagem. Na Freguesia de Belém, a Rua e a Travessa de Santo António a Belém mais a Travessa de Santo António à Junqueira. Nas Freguesias da Estrela e de Campo de Ourique, a Travessa de Santo António a Santos e a Rua de Santo António à Estrela. Na Misericórdia, o Largo de Santo Antoninho. Nas Freguesias de Santo António e de Arroios, a Calçada de Santo António bem como a Alameda e a Rua de Santo António dos Capuchos. Em Santa Maria Maior, onde nasceu, tem a Rua, o Largo e a Travessa de Santo António da Sé, bem como a Rua do Milagre de Santo António. Em São Vicente, a Travessa de Santo António à Graça e a Rua do Vale de Santo António. No Lumiar, a Alameda da Quinta de Santo António e, em Santa Clara, a  Travessa de Santo António.

Freguesia de Santo António

Freguesia de Santo António

 

2 thoughts on “Santo António da Glória, de Travessa a Rua

  1. Pingback: A Rua de Santo António à Estrela desde 1881 | Toponímia de Lisboa

  2. Pingback: O Largo do popular Santo António da Sé | Toponímia de Lisboa

Os comentários estão fechados.