A Rua Professor Mira Fernandes no seu 130º aniversário

Prof. Mira Fernandes cerca de 1935  (Foto: Furtado & Reis)

Prof. Mira Fernandes cerca de 1935
(Foto: Furtado & Reis)

Passa hoje o 130º aniversário de Aureliano Mira Fernandes, matemático que quase 13 anos após a sua morte deu nome a uma rua de Lisboa, pelo Edital de 05/01/1971, no que era o arruamento constituído pelas Ruas LG e GE e Impasse GJ do plano de Urbanização das Olaias – Quinta dos Machados à Picheleira, hoje território das Freguesias do Beato e do Areeiro.

Com esta atribuição procurou a Câmara corresponder a uma sugestão de Tomás Lança Revez para homenagear a figura do Professor catedrático Aureliano Lopes de Mira Fernandes (Mértola/16.6.1884 – 19.4.1958/Lisboa), matemático e professor do Instituto Superior Técnico de 1911 a 1954, onde regeu as cadeiras de Cálculo Infinitesimal e Mecânica Racional.

A sua obra conta mais de uma centena de estudos publicados, nas áreas de análise, geometria diferencial, física, matemática e mecânica, tendo também Mira Fernandes colaborado com a Accademia dei Lincei (1928-1938), onde apresentou as suas mais importantes investigações que seriam depois republicadas em Portugal na Portugaliæ Mathematica. Foi sócio efetivo da Academia das Ciências de Lisboa ( a partir de 1928), sócio correspondente da Real Academia de Ciências de Madrid (1930), fundador da Junta de Investigação Matemática com António Aniceto Monteiro e Ruy Luís Gomes, membro da direção do Centro de Estudos de Matemáticas Aplicadas à Economia bem como dos corpos gerentes da Sociedade Portuguesa de Matemática.

Refira-se ainda que quando estudava na Universidade de Coimbra aderiu à greve estudantil de fevereiro de 1907. O governo concedeu o perdão a todos os que o requeressem mas Mira Fernandes não apresentou o requerimento e, como tal,  reprovou no final do ano. No ano seguinte apresentou-se aos exames e conseguiu 20 valores em todos, a mesma nota com que se licenciou em 1910 e se doutorou no ano seguinte,  com a dissertação intitulada Theorias de Galois/I/ Elementos da theoria dos grupos de substituições, tendo de seguida sido convidado para professor do Instituto Superior Técnico.

 

Rua Prof. Mira Fernandes Mapa 3

2 thoughts on “A Rua Professor Mira Fernandes no seu 130º aniversário

  1. Pingback: Professores na Toponímia de Lisboa | Toponímia de Lisboa

  2. Pingback: Viúva de Faria de Vasconcelos pediu rua de maior grandeza cinco anos após atribuição de topónimo | Toponímia de Lisboa

Os comentários estão fechados.