Viana da Mota no Dia Europeu da Música

Amanhã, dia 21 de junho, celebra-se o Dia Europeu da Música, ocasião para recordarmos Viana da Mota que desde 1950 dá o seu nome a uma rua da Freguesia de Alvalade, na época uma zona de expansão de Lisboa.

A Rua Viana da Mota, que une a Rua Domingos Bontempo à Rua Carlos Malheiro Dias, foi atribuída por Edital de 14/06/1950 à  Rua 35 A do Sítio de Alvalade, após uma sugestão do vice-presidente da C.M.L. de então, o olisipógrafo Luís Pastor de Macedo, para que fossem homenageadas as seguintes personalidades na toponímia dos arruamentos da célula 4 do Sítio de Alvalade: Alexandre Rey Colaço, Carlos Seixas, Dom Pedro de Cristo, Domingos Bomtempo, Duarte Lobo, Filipe de Magalhães, Frei Manuel Cardoso e Viana da Mota.

Assim, as ruas circundantes à Rua Viana da Mota receberam os compositores Duarte Lobo, Carlos Seixas, Domingos Bontempo, bem como o Mestre da Capela Real  Filipe Magalhães, o compositor carmelita Frei Manuel Cardoso e o compositor do Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra, Dom Pedro de Cristo.

Nascido José Vianna da Motta (São Tomé e Príncipe/22.04.1868 – 01.06.1948/Lisboa), foi um pianista e compositor que estudou no Conservatório de Lisboa, sendo aluno de Freitas Gazul, bem como de piano e composição em Berlim durante 3 anos, patrocinado pelo rei D. Fernando II, sendo no ano seguinte (1885) aluno de Liszt em Weimar.

Durante a Primeira Guerra Mundial saiu da Alemanha e resguardou-se em Genebra, onde dirigiu a classe de piano no Conservatório e, só em 1917 regressou a Portugal, onde se tornou maestro da Orquestra Sinfónica de Lisboa e diretor do Conservatório Nacional de Lisboa, de 1919 a 1938, onde inseriu reformas no ensino da música em parceria com Luís de Freitas Branco, assim como formou gerações de pianistas   e de compositores «para o sentimento da nação», como o seu discípulo Fernando Lopes-Graça. Foi ainda professor de Campos Coelho, Elisa de Sousa Pedroso, Maria Antoinette de Freitas Branco, Maria Helena Sá e Costa ou  Nella Maissa, entre outros.

Ao longo da sua carreira, Viana da Mota percorreu o mundo em concertos por Espanha, Paris, Inglaterra, Itália, Viena de Áustria, Moscovo, Helsínquia, Dinamarca, Estados Unidos da América, Brasil e Argentina, sendo aclamado internacionalmente como intérprete sublime de Liszt, Bach e Beethoven. Também tocou com Enesco, Pablo Casals e Guilhermina Suggia.

Em 1927, foi o primeiro pianista português a tocar em Lisboa as 32 sonatas para piano de Beethoven na mesma série de concertos,  no salão do Conservatório Nacional, assinalando o centenário da morte do compositor.

As suas obras mais famosas são a sinfonia À Pátria (1895), Invocação dos Lusíadas (1897) ou Rapsódias portuguesas (1891-1893). Viana da Mota também publicou regularmente artigos sobre a técnica e interpretação pianísticas e escreveu os livros A Vida de Liszt (1945) e Música e Músicos Alemães (1947), tendo sido reconhecido em 1893  com o título de Comendador de Santiago da Espada.

Rua Viana da Mota na década de 60 do séc. XX (Foto: Arnaldo Madureira, Arquivo Municipal de Lisboa)

Rua Viana da Mota na década de 60 do séc. XX
(Foto: Arnaldo Madureira, Arquivo Municipal de Lisboa)

 

Rua Viana da Mota

Anúncios

8 thoughts on “Viana da Mota no Dia Europeu da Música

  1. Pingback: Música na Toponímia de Lisboa | Toponímia de Lisboa

  2. Pingback: Numa Rua de Alvalade, Domingos Bomtempo, responsável do primeiro Conservatório de Música lisboeta | Toponímia de Lisboa

  3. Pingback: A Rua do professor de piano Alexandre Rey Colaço | Toponímia de Lisboa

  4. Pingback: A Rua Heróica de Fernando Lopes Graça | Toponímia de Lisboa

  5. Pingback: A Rua de Gazul discípulo de Cossoul | Toponímia de Lisboa

  6. Pingback: A Rua da Constança que era a pianista Nina | Toponímia de Lisboa

  7. Pingback: A Rua do violinista Luís Barbosa no Beato | Toponímia de Lisboa

  8. Pingback: A Rua Maestro Pedro de Freitas Branco na rua onde viveu | Toponímia de Lisboa

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s