Os Caminhos de Ferro no Largo da 1ª estação da Companhia Real dos Caminhos de Ferro Portugueses

Freguesias de lá vai um e lá vai dois (Foto: Artur Matos)

Freguesias de São Vicente e de Santa Maria Maior
(Foto: Artur Matos)

Em 12 de novembro de 1880, o largo em frente da Estação principal da então designada Companhia Real dos Caminhos de Ferro Portugueses, passou por edital municipal do presidente da edilidade, Rosa Araújo, a denominar-se Largo dos Caminhos de Ferro. Também a Rua do Cais dos Soldados pelo mesmo edital passou a ser a Rua dos Caminhos de Ferro.

É evidente que este topónimo deriva da proximidade à Estação de comboios de Santa Apolónia, que por  muitos anos foi a única em Lisboa para este meio de transporte. Em Portugal, as ligações férreas haviam sido iniciadas apenas 24 anos antes, com uma viagem inaugural em 28 de outubro de 1856, em que o comboio D. Pedro V partiu da Estação de Santa Apolónia – no antigo Convento de Santa Apolónia- e ligou pela primeira vez Lisboa ao Carregado, assim sendo a primeira linha de Caminho-de-ferro nacional, da Companhia Central Peninsular dos Caminhos de Ferro. Dez anos mais tarde, em 7 de outubro de 1866 abriu também oficialmente a ligação a Madrid.

Largo dos Caminhos de Ferro planta SD

(Planta: Sérgio Dias)

 

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