Nos 130 anos de Lino Ferreira a sua rua no Bairro do Alfenim

Lino Ferreira como João Semana em As Pupilas do Senhor Reitor (1935)

Lino Ferreira como João Semana em As Pupilas do Senhor Reitor (1935)

Completa-se amanhã o 130 º aniversário de Lino Ferreira, homem de teatro e cinema, que desde a publicação do Edital municipal de 20/03/1995 dá o seu nome à rua do Bairro do Alfenim que a partir da Azinhaga do Vale Fundão dá acesso às escolas, na Freguesia de Marvila.

A mesma decisão municipal colocou nas artérias próximas mais nomes de figuras ligadas ao teatro, a saber: Bento Mântua, Ernesto Rodrigues, Sousa Bastos, Vitoriano Braga, Xavier de Magalhães e o jornalista Álvaro de Andrade.

Sebastião Lino Seguro Gomes Ferreira (Lisboa/26.07.1884 – 29.04.1939/Lisboa) foi autor de teatro, empresário teatral, encenador, realizador cinematográfico e ator. O seu nome surge ao público pela primeira vez em 1907, com a comédia Não apertem a tarraxa, representada no Teatro do Príncipe Real, onde em 1910, em colaboração com Ernesto Rodrigues e Félix Bermudes, levou à cena a revista Sol e Sombra, tendo feito mais de 200 escritos para o teatro ligeiro, entre peças, revistas e operetas. Também foi administrador do Teatro Nacional e dirigiu a publicação brasileira Theatro e Sport.

Lino Ferreira foi ainda um dos pioneiros do cinema em Portugal, enquanto fundador do Cinema Odeón e empresário de vários cinemas e teatros lisboetas, como o Chiado Terrasse, o Salão da Trindade, o Variedades, o Apolo, o Avenida e o Politeama, assim como sócio da Portugal Film a partir de 1920. Em 1907 dirigiu as filmagens do episódio cinematográfico Rapto de uma actriz e ensaiou a primeira versão cinematográfica de Os Crimes de Diogo Alves (1909) que ficou incompleta, tendo em 1922 realizado o filme O Centenário, no qual também foi ator. Lino Ferreira participou ainda como ator nos filmes O Bicho da Serra de Sintra (1926), As Pupilas do Senhor Reitor (1935) onde interpretou João Semana, Bocage (1936) e Maria Papoila (1937).

Freguesia de Marvila

Freguesia de Marvila

Anúncios