Municipalista e iberista junto dos Paços do Concelho

 

A pequena artéria entre a Rua do Arsenal e a Rua do Comércio, nas traseiras do edifício dos Paços do Concelho de Lisboa denomina-se Rua Henriques Nogueira e homenageia um tenaz defensor do municipalismo.

Este arruamento foi aberto a meio do século XIX,  num reordenamento local da autoria do Arqº Domingos Parente e, é mesmo referida como «passagem» na portaria ministerial de 1866 que a determina. Mais tarde, através da aprovação de uma proposta de Agostinho Fortes, que era então o vereador responsável pela atribuição de denominação às ruas de Lisboa, em sessão de Câmara de 21/10/1909, esta rua com cerca de 53 metros, entre o edifício da Câmara e na época, o Ministério do Reino, passou a designar-se Rua Henriques Nogueira.

O homenageado é  José Félix Henriques Nogueira (Torres Vedras – Dois Portos [então denominada Buligueira]/15.01.1823 – 23.01.1858/Lisboa), um grande defensor do municipalismo, filho de Félix Henriques Nogueira e de Maria do Espírito Santo Henriques Nogueira e assim nascido com meios de fortuna que lhe asseguravam uma existência independente, dedicou-se ao estudo e defesa das ideias que a revolução francesa de 1848 acendeu no seu espírito e que nunca renegou, pugnando por uma proposta ideológica alternativa ao liberalismo monárquico da época, num modelo político e social avançado para o seu tempo e, por isso, por muitos considerado fundador da moderna democracia portuguesa e um dos principais intelectuais portugueses do século XIX.

Henriques Nogueira foi um defensor do associacionismo e do cooperativismo, precursor da República e adepto do socialismo inspirado em pensadores como Charles Fourier, Louis Blanc ou Proudhon, tendo até gizado propostas inovadoras na área da educação como no seu artigo «Necessidade da instrução primária, e vantagens do método Castilho, dito de leitura repentina» publicado no Jornal da Associação Industrial Portuense de 15 de dezembro de 1852. Pugnava pelo municipalismo como forma de descentralização administrativa,  e divulgou as suas ideias através duma vastíssima obra escrita de que se destacam Estudos sobre a Reforma em Portugal (1851) – que serviu de base ideológica ao programa do Partido Republicano Português-  e O Município no século XIX (1856), bem como em publicações periódicas e jornais, como o Archivo pittoresco , Panorama, Revista histórico política de Portugal, Revolução de Setembro. Foi igualmente um teórico do iberismo e do federalismo dos Estados ibéricos. Henriques Nogueira fundou ainda o Almanaque democrático, publicação anual que saiu de 1852 a 1855, bem como o jornal Progresso, em 1854, onde largamente escreveu como redator principal.

A sua morte prematura aos 35 anos, vítima de tuberculose, vincou a sua importância na dedicatória que lhe gravaram no túmulo com busto de Manuel Maria Bordalo Pinheiro :

 A José Félix Henriques Nogueira,

que tanto amou a pátria

e em mais de oito annos de estudos políticos

não visou nas suas viagens e multiplicados escriptos

senão a fazel-a prosperar:

por benigno consentimento de sua mãe

tomando parte n’ este testemunho de saudade,

lhe consagram

o busto que adorna este tumulo

alguns dos seus amigos, collaboradores e correligionários

Apostolo fervoroso

da liberdade, egualdade e fraternidade,

foi strénuo defensor da doutrina democratica

e da idéia

da federação política das Hespanhas

O futuro julgará suas opiniões e as de muitos

que lhe sobrevivem

Freguesia de Santa Maria Maior (Planta: Sérgio Dias)

Freguesia de Santa Maria Maior
(Planta: Sérgio Dias)

Advertisements

One thought on “Municipalista e iberista junto dos Paços do Concelho

  1. Pingback: A Senhora da Boa-Hora no Bairro Alto | Toponímia de Lisboa

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s