O Jardim da Estrela duplicado em Rua e Travessa

Rua do Jardim (Foto: AML)

Rua do Jardim à Estrela (Foto: s/d, Arquivo Municipal de Lisboa)

A Rua do Jardim à Estrela e a Travessa do Jardim, são dois topónimos do séc. XIX, na Freguesia da Estrela, que recolhem as suas denominações da proximidade ao Jardim Guerra Junqueiro, vulgarmente conhecido como Jardim da Estrela.

A Rua do Jardim à Estrela liga a Rua de Santo António à Estrela à Travessa do Jardim. A Travessa do Jardim vai da Rua de Santo António à Estrela à Rua do Patrocínio e já surge referida em 1857 no Atlas da Carta Topográfica de Lisboa de Filipe Folque.

O Jardim foi plantado entre 1842 e  1852 pelos jardineiros Bonard e João Francisco, graças à iniciativa do Marquês de Tomar e  a muitas doações particulares. Os terrenos onde foi implantado foram adquiridos pela Câmara Municipal de Lisboa com o donativo do Barão de Barcelinhos e, a sua construção foi custeada pelo donativo de Joaquim Manuel Monteiro, que mais tarde recebeu os títulos de Visconde e de Conde da Estrela.

O Jardim recebeu em 1877 uma estufa de ferro e vidro; em 1885, a escola Froebel; em 1932, o Coreto transferido da Avenida da Liberdade e seis anos mais tarde, um parque infantil. Também albergou a jaula do famoso leão da Estrela que em 1871 Paiva Raposo ofereceu a este espaço verde.

(Foto: Arquivo Municipal de Lisboa)

Travessa do Jardim (Foto: s/d, Arquivo Municipal de Lisboa)

Freguesia da Estrela

Freguesia da Estrela

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s