A Rua Pedro Homem de Melo no dia do seu 110º aniversário

pedro-homem-de-mello

Pedro Homem de Melo,  o poeta autor de «Povo que lavas no rio», que hoje celebraria o seu 110º aniversário de nascimento, desde o ano da sua morte dá  o seu nome à Rua L4 da Malha L de Chelas, na Freguesia de Marvila, com a legenda «Poeta/1904 – 1984».

O homenageado por este Edital de  22/10/1984, era de seu nome completo Pedro da Cunha Pimentel Homem de Mello (Porto/06.09.1904 – 05.03.1984) e multiplicou-se como advogado,  professor, poeta, folclorista e figura da televisão.

Da geração dos poetas presencistas,  a sua poesia aberta para um lirismo confessional e pagão – influenciada por António Botto e García Lorca –  foi distinguida com o Prémio Antero de Quental (1940) e o Prémio Nacional de Poesia (1973) e encontra-se compilada em Poesias Escolhidas (1987) mas, foi na década de cinquenta do século passado que ganhou mais público com «Povo que lavas no rio» cantado por Amália. Também «O rapaz da camisola verde» foi popularizado nas vozes de  Frei Hermano da Câmara, Sérgio Godinho ou  António Zambujo tal como ficou famoso o seu «Havemos de ir a Viana».

Estudioso e  e divulgador do folclore português, promoveu a criação de diversos ranchos folclóricos minhotos, como a Academia de Danças do Norte de Portugal e,  nas décadas de 60 e 70 apresentou programas televisivos sobre essa temática. Também deixou obra publicada sobre a matéria como A Poesia na Dança e nos Cantares do Povo Português (1941) e Danças de Portugal (s/d).

Licenciado em Direito em 1926, começou por exercer advocacia e foi subdelegado do Procurador-Geral da República. Depois, preferiu ser professor de português em escolas técnicas do Porto (Mouzinho da Silveira e Infante D. Henrique), tendo mesmo sido diretor da Mouzinho da Silveira.

Freguesia de Marvila (Foto: Rui Mendes)

Freguesia de Marvila
(Foto: Rui Mendes)

Freguesia de Marvila

Freguesia de Marvila

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s