O Largo junto do Mosteiro dos Jerónimos

Em 1939 (Foto: Eduardo Portugal, Arquivo Municipal de Lisboa)

Em 1939 (Foto: Eduardo Portugal, Arquivo Municipal de Lisboa)

O Largo dos Jerónimos, na Freguesia de Belém, tal como o seu nome indica faz referência ao Mosteiro dos Jerónimos ali tão próximo, mas este topónimo alberga várias histórias até se ter fixado com este nome em 1948.

Conhecido como Largo dos Jerónimos e sendo então uma artéria do concelho de Belém decidiu a Câmara Municipal de Belém em 20/05/1880 denominá-lo antes como Praça de Dom Vasco da Gama. Contudo, em 1885 o concelho é incorporado em Lisboa e 39 anos depois a edilidade lisboeta, pelo edital de 17/10/1924, determina que os prédios da Rua de Belém com os nºs 74,75,76,79,80,81 e 82 passem a constituir oficialmente o Largo dos Jerónimos. Depois, as alterações urbanísticas introduzidas em Belém pela Exposição do Mundo Português, realizada entre 23 de junho e 2 de dezembro de 1940, conduziram a uma necessidade de arrumação da toponímia da zona, o que aconteceu pelo edital de 29/04/1948, fazendo nomeadamente que «A praça já conhecida por Praça do Império, situada em frente do Mosteiro dos Jerónimos e que compreende a antiga Praça D. Vasco da Gama e troços das antigas Ruas Paulo da Gama e Vieira Portuense» se passe a denominar Praça do Império e « o  troço ainda existente do Largo Frei Heitor Pinto» fique desde aí como Largo dos Jerónimos.

Nas proximidades encontramos ainda com a mesma referência a Rua dos Jerónimos (antiga Rua de São Jerónimo até ao edital de 17/10/1924) e, a Travessa dos Jerónimos, que era até a deliberação camarária 01/02/1899 que assim a denominou, conhecida vulgarmente como Chão  Salgado, Pátio do Chão Salgado, Travessa do Chão Salgado, Beco do Chão Salgado ou até Travessa das Galinheiras.

O Mosteiro dos Jerónimos foi mandado erguer por D. Manuel I na antiga praia do Restelo e ficou concluído no ano de 1502, como exemplo de arquitetura portuguesa quinhentista do estilo denominado manuelino. João Castilho, o arquiteto responsável pela construção do Mosteiro teve nesta zona as suas casas.

Em 1949 (Foto: Estúdio Mário Novais, Arquivo Municipal de Lisboa)

Em 1949 (Foto: Estúdio Mário Novais, Arquivo Municipal de Lisboa)

Freguesia de Belém

Freguesia de Belém

Anúncios

One thought on “O Largo junto do Mosteiro dos Jerónimos

  1. Pingback: As quietas Travessas de Lisboa | Toponímia de Lisboa

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s