O Largo do Dr. António de Sousa de Macedo no local do seu palácio de família

Largo António de Sousa de Macedo, ministro de Afonso VI

O Largo do Dr. António de Sousa de Macedo, onde se hoje se encontra a sede da Junta de Freguesia da Misericórdia, homenageia o secretário de D. Afonso VI que neste Largo viveu no Palácio da sua família.

Este Largo na confluência da Rua do Poço dos Negros, Rua dos Poiais de São Bento e Calçada do Combro foi o Largo do Poço Novo até à publicação do Edital municipal de 19/08/1937 .

António de Sousa de Macedo (Porto/15.12.1606 – 01.11.1682/Lisboa) foi um fidalgo da casa Real, político e diplomata que igualmente desenvolveu uma faceta de jornalista e de escritor.

Sendo doutor em Direito Civil pela Universidade de Coimbra, começou por se estabelecer nesta cidade como advogado, tendo depois desempenhado funções de jurisconsulto, desembargador da Casa da Suplicação e após a Restauração, de secretário de Estado de D. Afonso VI, tendo sido desterrado para a ilha Terceira após a abdicação deste monarca em 1669. Já em 1641, fora secretário da embaixada que D. João IV enviou a Inglaterra e em 1650, foi como embaixador para a Holanda.

António de Sousa de Macedo também é  geralmente considerado o primeiro jornalista português por ter redigido o jornal seiscentista Mercúrio Português que se publicou mensalmente em Lisboa de 1663 a 1666.

Enquanto escritor, redigiu em português, castelhano e latim, sendo o autor de, entre outros, Flores de España, Excelências de Portugal (1631), do poema heróico em 13 cantos intitulado Ulíssipo (1640), de Lusitania Liberata ab injusto Castellanorum domínio (1645) e de Harmonia Política dos Documentos Divinos com as Conveniências de Estado (1651). Costuma ser-lhe igualmente atribuída a autoria da Arte de Furtar, sátira à venalidade do poder e desonestidade dos nobres, publicada em Amesterdão em 1652.

O seu túmulo encontra-se na Igreja de Jesus, nas proximidades deste Largo a que dá nome, na capela do Senhor Jesus da Misericórdia, que ele próprio instituiu.

Em 1968 (Foto: Vasco Gouveia de Figueiredo, Arquivo Municipal de Lisboa)

Em 1968 (Foto: Vasco Gouveia de Figueiredo, Arquivo Municipal de Lisboa)

Freguesia da Misericórdia

Freguesia da Misericórdia

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s