O Largo do Ministro Casal Ribeiro

Em 1961 (Foto: Artur Goulart, Arquivo Municipal de Lisboa)

Em 1961 (Foto: Artur Goulart, Arquivo Municipal de Lisboa)

O Largo do Ministro, entre a Rua Direita da Ameixoeira e a Estrada da Ameixoeira, já era assim conhecido no século XIX por referência  à Quinta e Palacete do Conde de Casal Ribeiro no local.

No século XVI este espaço era o Rossio. Na 2ª metade do séc. XIX , na Quinta que depois ficou conhecida como Quinta do Ministro mandou o Conde de Casal Ribeiro erguer o seu palacete que ficou com os nºs 7 a 9  deste Largo e, a toponímia do local ganhou o Largo do Ministro em virtude de José Casal Ribeiro ter sido Ministro da Fazenda e depois, dos Negócios Estrangeiras e das Obras Públicas.

Só no século XX o Edital municipal de 16/06/1928 oficializou este topónimo,  tal como o fez para  a Rua Direita da Ameixoeira, o Largo do Terreiro, o Beco dos Ferreiros e, a Travessa de Santo António que antes tinha a categoria de Beco.

José Maria Caldeira de Casal Ribeiro (Lisboa/18.04.1825 – 14.07.1896/Madrid), que por Decreto de 28 de maio de 1870 foi agraciado pelo rei D. Luís I com o título de conde do Casal Ribeiro, em duas vidas, construiu uma carreira política como deputado, sendo depois também ministro dos Negócios da Fazenda (de 16 de março de 1859 a 20 de julho de 1860) e dos Negócios Estrangeiros (de 24 de abril a 4 de junho de 1860 e  de maio de 1866 a 4 de janeiro de 1868), cargo que acumulou com a pasta das Obras Públicas, Negócios e Indústria no período de 9 de maio a 6 de junho de 1866. Desempenhou ainda funções de embaixador em Paris e Madrid.

Após a morte da nora do estadista a propriedade foi arrendada à empresa cinematográfica Selecções Império Lda. que lá pretendia  criar um estúdio de dobragem de filmes. Em 1960 o arrendamento passou a ser da Sociedade Agrícola de Tróia e, desde há 50 anos (1964) que está neste espaço instalada a Academia Musical de Santa Cecília.

Freguesia de Santa Clara (foto: Sérgio Dias)

Freguesia de Santa Clara
(foto: Sérgio Dias)

Freguesia de Santa Clara (Planta: Sérgio Dias)

Freguesia de Santa Clara
(Planta: Sérgio Dias)

Advertisements

One thought on “O Largo do Ministro Casal Ribeiro

  1. Pingback: Alterações de topónimos tradicionais rejeitadas: Largo do Pote de Água, Largo da Graça e Praça do Comércio | Toponímia de Lisboa

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s