A Rua do criador do estandarte municipal de Lisboa

Freguesia de São Domingos de Benfica (Foto: Sérgio Dias)

Freguesia de São Domingos de Benfica
(Foto: Sérgio Dias)

O arruamento na confluência da Estrada das Furnas com a Rua Padre Carlos dos Santos, onde se encontra a sede da Junta de Freguesia de São Domingos de Benfica, homenageia desde há 50 anos Raul Carapinha, o funcionário municipal que  criou o estandarte municipal de Lisboa.

Foi pelo Edital municipal de 1 de maio de 1964 que  recebeu denominação este espaço público conhecido como o arruamento de acesso ao Bairro das Furnas ou como Rua A à Rua das Furnas e, a legenda «Desenhador Artístico da CML/1876 – 1957».

Raul Carapinha (Alcochete/11.11.1876 – 1957/Lisboa) ficou órfão de pai aos 8 anos de idade e ingressou na Casa Pia de Lisboa de onde transitou em 1891 para o curso de Desenho Geral e Pintura Histórica da Escola Superior de Belas Artes de Lisboa, a expensas da Casa Pia e, ainda aluno começou a ensinar desenho e pintura particularmente.

Terminados os estudos em 1899 ingressou na Câmara Municipal de Lisboa onde criou o Estandarte municipal e em 1926, aproveitando o antigo depósito de plantas, desenhou a primeira versão da Estufa Fria que abriu em 1933. Desde a deliberação camarária de 31 de março de 1910 que Raul Carapinha estava nomeado como desenhador de 1ª classe do quadro de pessoal da 3ª Repartição.

Enquanto pintor naturalista da 3ª geração Raul Carapinha expôs regularmente a partir de 1918 na Sociedade Nacional de Belas Artes, da qual foi sócio fundador, no Salão Estoril, na Exposição Internacional do Rio de Janeiro e no Grémio Artístico. Muitos dos seus óleos, aguarelas e desenhos a lápis encontram-se espalhados pelo país, nas mãos de particulares e em vários museus, como o Museu do Chiado e o Museu da Cidade (em Lisboa), o Museu Grão Vasco (em Viseu) e o Museu de Évora.

 

Em 1965 (Foto: Armando Serôdio, Arquivo Municipal de Lisboa)

Em 1965 (Foto: Armando Serôdio, Arquivo Municipal de Lisboa)

Freguesia de São Domingos de Benfica (Planta: Sérgio Dias)

Freguesia de São Domingos de Benfica
(Planta: Sérgio Dias)

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s