A Rua da pintora de Óbidos

Placa Tipo II (Foto: Sérgio Dias)

Placa Tipo II
(Foto: Sérgio Dias)

Da Rua da Graça à Rua Natália Correia estende-se hoje a Rua Josefa de Óbidos, na freguesia de São Vicente. Na época em foi atribuída pelo Edital municipal de 22/08/1917 era uma rua particular que ligava a Rua da Graça com o Beco dos Peixinhos, que pertencia a Alfredo Alves Ribeiro e foi municipalizada.

Josefa de Óbidos (Sevilha/fevereiro de 1630 – 22.07.1684/Óbidos), filha do pintor português oriundo de Óbidos Baltazar Gomes Figueira e, de D. Catarina de Ayala e Cabrera, foi o nome por que ficou conhecida Josefa d’Ayala, não obstante assinar as suas obras como Josefa d’Ayala. Com as suas alegorias, imagens de santos, naturezas mortas e retratos foi a mais célebre pintora portuguesa do séc. XVII. Artista multifacetada também se dedicou à estampa, à gravura, à modelagem do barro, ao desenho de figurinos e tecidos, bem como a arranjos florais.

Existem obras suas nas Igrejas de Santa Maria, S. Pedro, da Misericórdia e S. João Baptista, em Óbidos, assim como em igrejas e museus de Torres Vedras, Varatojo, Batalha, Alcobaça, Coimbra, Évora, Peniche, Lourinhã e Cascais. Em Lisboa, os seus quadros podem ser vistos no Museu de Arte Antiga e no dos Coches.

Anunciação

Anunciação, 1676 (107 x 88)

Freguesia de São Vicente

Freguesia de São Vicente

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s