No Dia Mundial da Saúde Mental a Rua do diretor do Miguel Bombarda na antiga Rua de Rilhafoles

Já que hoje se celebra o Dia Mundial da Saúde Mental, vamos até à Rua Dr. Almeida Amaral, artéria que homenageia um dos Diretores do Hospital Miguel Bombarda que antes se denominava Hospital de Rilhafoles.

Este arruamento das freguesias de Santo António e de Arroios, que liga a Alameda de Santo António dos Capuchos à Rua da Cruz da Carreira, foi atribuído pelo Edital de 12/08/1982 à Rua da Alameda, que antes (até à publicação do Edital municipal de 18/12/1893) era a Rua de Rilhafoles, por mor da Quinta local com o mesmo nome. O Atlas da Carta Topográfica de Lisboa de Filipe Folque, de 1858, já menciona o Hospital e a Quinta de Rilhafoles.

Rua da Alameda (Foto: Arquivo Municipal)

Rua da Alameda (Foto: s/d, Arquivo Municipal de Lisboa)

Com a legenda «Médico/1903 – 1960» foi fixado na memória de Lisboa Manuel Almeida Amaral (Lisboa/1903 – 15.05.1960/Lisboa), um médico formado pela Faculdade de Medicina de Lisboa (1926) com a tese de licenciatura «O Tratamento Cirúrgico das Doenças Mentais – Contribuição para o Estudo dos Resultados Terapêuticos e Leucotomia Pré-Frontal» e que mais tarde,  em 1944, concluiu um doutoramento e  se dedicou à Psiquiatria.

Trabalhou como Médico da Armada, sendo chefe de neuropsiquiatria do Hospital da Marinha a partir de 1933 e, instituiu a selecção psicotécnica na admissão dos futuros marinheiros. Discípulo de Sobral Cid, frequentou as mais importantes clínicas da especialidade em França, Espanha, Suíça, onde estudou a aplicação da ergoterapia nos hospitais de doenças mentais.

Foi ainda, a partir de 1945 e até ao ano do seu falecimento, diretor do Hospital Miguel Bombarda, estrutura hospitalar nascida em 1848 como Hospital de Rilhafoles, por se situar na Quinta de Rilhafoles, onde imprimiu profundas transformações que muito melhoraram as condições de hospitalização e o tratamento dos doentes. É na sua gestão que o Hospital muda de nome para Hospital Miguel Bombarda, se autonomiza do Hospital de São José e, são feitas comemorações do centenário (1948) com obras de recuperação das instalações.

Refira-se ainda que o Dr. Almeida Amaral foi assistente da cadeira de Psiquiatria, em 1927, na Faculdade de Lisboa e, Presidente da Sociedade Portuguesa de Neurologia e Psiquiatria.

Freguesias de Santo António e de Arroios

Freguesias de Santo António e de Arroios

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s