A Rua do veterinário Ildefonso Borges no seu 150º aniversário

ildefonso1

Ildefonso Borges que hoje completaria 150 anos foi um catedrático de Veterinária que desde 2004 deu o seu nome a um arruamento próximo da Faculdade de Medicina Veterinária, no pólo universitário da Ajuda.

Este arruamento que liga a Rua Professor Cid dos Santos à Avenida da Universidade Técnica, antes indicado em planta como Rua F do Pólo Universitário da Ajuda, nasceu com o Edital municipal de 19/04/2004, que também colocou em ruas próximas o veterinário Joaquim Fiadeiro, os professores universitários Almerindo Lessa e Sá Nogueira, bem como a Universidade Técnica numa Avenida.

Ildefonso Borges (Açores- Santa Cruz da Graciosa/14.10.1864 – 1940/Lisboa) foi um professor catedrático de Parasitologia, Higiene, Zoologia, Patologia Exótica e Higiene Colonial na Escola Superior de Medicina Veterinária, no período de 1912 a 1936, que se revelou um renovador do ensino de veterinária, com inúmeros trabalhos publicados. A ele se deve a criação do género Theileria da família Piro plasmidae, em homenagem ao cientista Arnold Theiler e, a Sociedade Portuguesa de Ciências Veterinárias instituiu um Prémio com o nome de Ildefonso Borges para os alunos com melhores classificações em Parasitologia e Patologia das Doenças Parasitárias.

Também desempenhou outros outros cargos relevantes nesta área como o de médico-veterinário da Direcção Geral dos Serviços Agrícolas (1892), chefe do Serviço Clínico do Instituto de Agronomia e Veterinária (1895), Intendente de Pecuária de Angra do Heroísmo (1899), assistente do Instituto Bacteriológico Câmara Pestana (1906) e director interino da Estação Zootécnica Nacional.

Refira-se a sua ligação à chamada «Geração de Ouro» de Veterinária, de 1870 a 1900, que usufruiu dos recursos do Matadouro da Câmara Municipal de Lisboa (então instalado na zona de Picoas) para se iniciarem na inspeção sanitária e desenvolverem investigação, tendo Ildefonso Borges desempenhado as funções de inspetor sanitário da CML em 1891 e 1892.

Freguesia da Ajuda

Freguesia da Ajuda

Freguesia da Ajuda

Freguesia da Ajuda

Anúncios

One thought on “A Rua do veterinário Ildefonso Borges no seu 150º aniversário

  1. Pingback: Professores na Toponímia de Lisboa | Toponímia de Lisboa

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s