Junto à Igreja de São Mamede o Largo da mesma invocação

Em 1912  (Foto: Garcia Nunes, Arquivo Municipal de Lisboa)

Em 1912
(Foto: Garcia Nunes, Arquivo Municipal de Lisboa)

O Largo de São Mamede, junto à Igreja da mesma invocação, é um topónimo que data provavelmente do século XVIII, altura em que se iniciou a construção da Igreja de São Mamede.

Em documentos, encontramos já no Atlas da Carta Topográfica de Lisboa de Filipe Folque, de 1857, o Largo de São Mamede, a Igreja de São Mamede e a Travessa de São Mamede.

A antiga paróquia de São Mamede, criada numa data entre 1220 e 1312, teve o seu primeiro templo no sopé do Castelo, o qual foi totalmente destruído pelo terramoto de 1755. A paróquia passou então para São Cristóvão e, em 1761, para a Ermida de São Patrício a par de São Crispim. Foi transferida de novo, por carta régia de 1769, para a Ermida de Nossa Senhora da Mãe de Deus e dos Homens, a Vale Pereiro, que passou a ser a sede paroquial e, que Vieira da Silva localizou no espaço da Rua Rodrigo da Fonseca onde é cortada pelas Ruas Braamcamp e Alexandre Herculano.

Finalmente, a igreja de São Mamede começou a ser construída em 1782, em terrenos cedidos pelo Colégio dos Nobres, embora a obra tenha sofrido vários contratempos. Em 1840 estava em ruínas o que se tinha erguido, e aquando da inauguração, em 18 de agosto de 1861, estava ainda por acabar. Em 1921 ardeu completamente e foi reerguida por subscrição pública, tendo sido inaugurada a 10 de Fevereiro de 1924, com a traça que hoje lhe conhecemos.

Entre 1955 e 1970  (Foto: Artur Pastor, Arquivo Municipal de Lisboa)

Entre 1955 e 1970
(Foto: Artur Pastor, Arquivo Municipal de Lisboa)

Freguesia de Santo António

Freguesia de Santo António

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s