A Rua dos Cordoeiros da Bica

Em 1909 (Foto:  Joshua Benoliel, Arquivo Municipal de Lisboa)

Em 01.08.1909
(Foto: Joshua Benoliel, Arquivo Municipal de Lisboa)

Esta Rua dos Cordoeiros que liga o Largo de Santo Antoninho – na Bica – à antiga freguesia de Santa Catarina é uma artéria pelo menos do final do século XVI, já que  o Sítio da Bica, na vertente das encostas de Santa Catarina e das Chagas, foi cavado por efeito de um desmoronamento de terras restrito ao local, ocorrido em 22 de julho de 1597 e que se repetiu 25 anos mais tarde.

Nos nossos dias existe em Lisboa uma outra Rua dos Cordoeiros, a Rua dos Cordoeiros a Pedrouços, mas que até 1885 não fazia parte do concelho de Lisboa mas do concelho de Belém. Aliás, Luís Pastor de Macedo enumerou que Lisboa teria tido mais artérias a evocar este ofício: «Os cordoeiros ou as cordoarias deram o nome, em Lisboa, às seguintes serventias públicas, pelo menos: à travessa da Cordoaria, na freguesia de Santo Estêvão, nos meados do século XVI, às ruas da Cordoaria Nova e da Cordoaria Velha na freguesia dos Mártires, esta última já classificada de Velha em 1477, à rua dos Cordoeiros que ainda existe compartilhada pelas freguesias de Santa Catarina e de S. Paulo, e à rua dos Cordoeiros em Pedrouços que também mantém ainda este nome. Sabemos ainda que os cordoeiros, em 1821, abancavam no terreiro de S. Pedro de Alcântara e que em 1552 havia na cidade 25 tendas daquele ofício».

Refira-se ainda que a Cordoaria Nacional, antiga Real Fábrica da Cordoaria da Junqueira, criado pelo Marquês de Pombal por decreto de 1771, fabricava cabos e cordas de sisal para além de tecelagem de velas e bandeiras.

 

Freguesia da Misericórdia (Planta: Sérgio Dias)

Freguesia da Misericórdia
(Planta: Sérgio Dias)

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s