No centenário de José Pedro Machado a sua rua em Telheiras

Em 1963 (Foto: Biblioteca Nacional)

Em 1963 (Foto: Biblioteca Nacional)

Passa hoje o centenário de José Pedro Machado, o autor do Dicionário Etimológico da Língua Portuguesa e figura marcante da cultura portuguesa da segunda metade do século XX, que desde a publicação do Edital municipal de  04/05/2011 dá o seu nome à Rua Nova à Estrada de Telheiras.

José Pedro Machado (Faro/08.11.1914-26.07.2005/Lisboa), professor, académico, filólogo, linguista, arabista e polígrafo era formado em Filologia Românica pela Universidade de Lisboa e em Ciências Pedagógicas pela Universidade de Coimbra, tendo sido assistente na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (1942-43), professor do ensino técnico e profissional e diretor da Escola Industrial Afonso Domingues. Enquanto docente, produziu para o  ensino secundário o Dicionário do estudante: nomes comuns, onomástico, histórico e  geográfico, vocabulário camoniano (1952) e o Dicionário da língua portuguesa: vocabulário comum, História, Geografia, Artes, Ciências (1960).

Discípulo de David Lopes na Universidade de Lisboa, é tido como um dos maiores arabistas e dicionaristas da língua portuguesa, sendo o autor do relevante dicionário do idioma: o Dicionário Etimológico da Língua Portuguesa (1956). Já a partir de 1948, se havia consagrado à edição revista, aumentada e atualizada do chamado Dicionário de Morais, que conheceu sucessivas edições e, em 1981 empenhou-se  no Grande dicionário da língua portuguesa. Enquanto arabista, José Pedro Machado interessou-se pela língua árabe a que associou  o conhecimento da história e da cultura da Hispânia árabe, antes e depois da Reconquista, bem como os elementos sobreviventes na cultura portuguesa medieval e renascentista e, durante 15 anos de trabalho, realizou a tradução do Alcorão (1979), com vasta erudição patente nas notas explicativas.

Mas o seu interesse pela língua portuguesa também o colocou do lado do grande público, analisando os problemas práticos decorrentes do uso quotidiano do português, através de consultórios da língua disseminados por jornais de Lisboa e da província.  E avesso às engenharias reformistas da língua por via administrativa José Pedro Machado teorizou e polemizou sobre a política da língua, nomeadamente no seu A propósito da ortografia portuguesa (1986). É de salientar que foi responsável pelo Inventário e Unificação da Terminologia Técnica Portuguesa, bem como membro da Comissão do Vocabulário, Dicionário e Gramática da Academia de Ciências de Lisboa (1938-1940).

E José Pedro Machado foi também historiador e estudioso de outras facetas da língua e da sua dinâmica, como a irrupção de neologismos impostos pela mudança tecnológica ou a irradiação proveniente dos novos polos de poder mundial e refira-se que foi um dos colaboradores do Dicionário de História de Portugal dirigido por Joel Serrão.

Também ao longo de 50 anos (1953-2005) nos deixou intensa colaboração no Boletim bibliográfico da Livraria Portugal, para juntar a uma bibliografia que ultrapassa a centena de livros,  e onde se inclui a fixação do Cancioneiro da Biblioteca Nacional (1949-1964), realizada em parceria com a sua esposa Elza Paxeco, a primeira mulher doutorada pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Saliente-se ainda a Biobibliografia de David Lopes (1967) e os Dispersos de D.Carolina Michaelis de Vasconcelos (1969-1972) , bem como estudos de natureza geográfica, historiográfica, camonianos, mas sobretudo toponímicos, dispersos por revistas culturais de índole local.

José Pedro Machado colaborou ainda para a RTP, com o Dr. Raul Machado, no programa Charlas Linguísticas e, foi membro de variadas academias científicas portuguesas e estrangeiras.

(Foto cedida pela sua filha, Rosa Machado)

(Foto cedida pela sua filha, Rosa Machado)

Freguesia do Lumiar (Planta: Sérgio Dias)

Freguesia do Lumiar
(Planta: Sérgio Dias)

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s